Skip to content

Teresa Pinto Coelho vence Prémio Grémio Literário com obra sobre Eça

Publicado em: Teresa Pinto Coelho vence Prémio Grémio Literário com obra sobre Eça

Teresa Pinto Coelho foi galardoada com o Prémio Grémio Literário de 2024 pelo livro “Eça de Queirós no Egipto e a Abertura do Canal de Suez”, publicado pela Tinta da China em Outubro de 2024.

O livro “reconstrói e estuda a viagem queirosiana ao Egipto — que ficaria registada pelo autor em apontamentos e artigos de jornal —, apresentando‑nos o seu Orientalismo complexo, enquadrado numa moda orientalista que Eça conhece, utiliza e, sobretudo, reinterpreta”. Numa crítica publicada no Público, António Araújo considerou que a obra era “um trabalho de investigação provavelmente definitivo sobre a viagem de Eça ao Egipto para assistir à faustosa inauguração do Canal de Suez” e descreveu Teresa Pinto Coelho como “uma das nossas maiores especialistas na cultura literária de finais de Oitocentos, especialmente das relações luso-britânicas nesse período”.

Teresa Pinto Coelho é Professora Catedrática aposentada da NOVA FCSH, tendo obtido o seu doutoramento na Universidade de Oxford em 1994. Foi também directora do Instituto Camões Centre for Portuguese Language e Supernumerary Fellow do St. John’s College (2004-2007). Em 2022, foi nomeada Honorary Research Fellow pela Faculdade de Línguas Medievais e Modernas da Universidade de Oxford. Tem investigado na área das relações culturais e imperiais luso-britânicas, estudos vitorianos, estudos queirosianos e estudos pós-coloniais.

Muitos parabéns à autora!

 

Foto: Tinta da China (Fonte)

 

Back To Top