Skip to content

Novo livro em acesso aberto | Já disponível online O CRIA tem o prazer de divu…

Publicado em: Novo livro em acesso aberto | Já disponível online

O CRIA tem o prazer de divu…

📚 Novo livro em acesso aberto | Já disponível online

O CRIA tem o prazer de divulgar o lançamento de Festa, Nação e Migrações: Antropologia com João Leal, uma obra organizada por Sónia Vespeira de Almeida, José Mapril, José Neves e Marta Prista.

Disponível online em acesso aberto 👉 [LINK NOS COMENTÁRIOS]

Ao longo do seu percurso, João Leal dedicou-se ao estudo da festa nos Açores, mas também na América do Norte e no Brasil. De caminho, os seus livros e artigos participaram dos estudos sobre emigração, atendendo, entre outros aspetos, à importância desta nas dinâmicas religiosas e rituais. Paralelamente, o nosso antropólogo foi contribuindo de forma muito significativa para a construção da história da antropologia em Portugal. Em diferentes momentos, revisitou o fascínio da etnografia portuguesa pelo popular e guiou-nos pelas guerras culturais sobre imagens do povo travadas em diferentes exercícios de tematização da identidade nacional portuguesa.

Neste livro escrevem mais de vinte colegas, de diferentes universidades — na maior parte dos casos antropólogos, mas também gente de outras espécies, da arquitetura à história. De formas diferenciadas, todos foram de algum modo interpelados pelo trabalho e pelo saber do João Leal.

🔓 Uma leitura indispensável para quem se interessa por antropologia, festa, migrações, identidade e história da disciplina.

Back To Top