skip to Main Content

a aplicação e efetividade das cotas enquanto políticas públicas de ações afirmativas para inclusão racial

A Aplicação E Efetividade Das Cotas Enquanto Políticas Públicas De Ações Afirmativas Para Inclusão Racial

Publicado em: a aplicação e efetividade das cotas enquanto políticas públicas de ações afirmativas para inclusão racial

Apresentação


Nesta comunicação serão apresentados alguns dos resultados da  pesquisa doutoral efetuada por Lucimar Borges, no âmbito da qual pesquisou a aplicação e efetividade das cotas em três universidades públicas brasileiras.  No primeiro eixo temático – aplicação das cotas – considerou o processo de socialização racialmente estigmatizado pelo ser negra/o e cotista. No segundo eixo temático – efetividade das cotas – trabalhou com a resposta aos estigmas,  que seria realizada pela afirmação identitária, do tipo “sou cotista sim, e daí?”.


Irá, assim, discutir as relações raciais estigmatizadas entre estudantes cotistas negras/os, nas relações com estudantes brancas/os e professoras/es, sinalizando como a universidade ainda continua branca e elitizada. 




Intervenientes:


Lucimar Borges (doutoranda no programa ‘Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI’, CES/UC – Defesa por realizar)


Comentários: Claudete Gomes Soares (Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS) e Jessica Bruno (doutoranda no programa ‘Pós-colonialismos e Cidadania Global’ CES/UC) – a confirmar

Moderação: Patrícia Branco (CES)


___________________________________________

 


Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/86854662101?pwd=T09mM2NmRjBOT0M2TGFOL0liK0Y2QT09

ID da reunião: 868 5466 2101 | Senha de acesso: 188373


Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.


 

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top