skip to Main Content

a experiência da Rede Artéria

Publicado em: a experiência da Rede Artéria





Nesta 5.ª Oficina irei partilhar as experiências e aprendizagens que resultam da criação e do trabalho realizado até agora no Projeto “Rede Artéria”. Co-coordenado pelo Centro de Estudos Sociais e pela companhia profissional de teatro O Teatrão, de Coimbra, o Projeto Artéria tem sido um espaço de experimentação coletiva entre os/as participantes, tendo em vista a criação conjunta de projetos artísticos de intervenção sociocultural em oito cidades da Região Centro de Portugal. Como objetivo, propôs-se envolver diferentes setores locais (das áreas social, educativa e cultural) num processo de reflexão, desenho e criação conjunta de um mini projeto cultural e/ou artístico, para um determinado local, instituição, território, contexto social ou comunidade. Como surgiu o Projeto Artéria? A que lacunas pretendeu atender? Que impactos teve e quais os próximos desafios do nosso criativo menu?

Programa

14h30 – Abertura

14h45 – Metodologias participativas de intervenção pela arte: a experiência da rede Artéria, Claúdia Pato de Carvalho (Centro de Estudos Sociais)

15h15 – Roda colaborativa de experiências (moderação de Catarina Almeida Marado e Lorena Sancho Querol)

16h45 – Encerramento



Nota biográfica


Cláudia Pato de Carvalho | Investigadora no Centro de Estudos Sociais (UC), desenvolve projetos de investigação nas áreas da participação comunitária, mapeamento cultural, cocriação comunitária e intervenção urbana. Integrou, ou integra, projetos de investigação como o Rede Artéria (2018-2021), H2020 UNCHARTED: Understanding, Capturing and Fostering the Societal Value of Culture (2020-2024) e IN SITU: Place-based innovation of cultural and creative industries in non-urban areas (2022-2026). Co-coordena no CES o CC.EDU – Grupo de Trabalho em Ciência Cidadã e Educação. É professora auxiliar convidada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde leciona as disciplinas de Sociologia Aplicada (Licenciatura em Sociologia) e Diálogo Intercultural Crítico (Mestrado em Sociologia).

 


Apoio


_______________________


Esta atividade realiza-se também através do TEAMS, sem inscrição obrigatória >>  ID: 353 111 416 821 | Código de acesso: SufkZ4


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Fonte: a experiência da Rede Artéria
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top