Skip to content

A jornalista mexicana Carmen Aristegui fala sobre colocar as pessoas no centro do jornalismo

Publicado em: A jornalista mexicana Carmen Aristegui fala sobre colocar as pessoas no centro do jornalismo

Falar sobre o futuro do jornalismo faz pouco sentido sem abordar as crises convergentes da ascensão do autoritarismo, da expansão da IA e das mudanças climáticas — forças que estão impulsionando uma mudança civilizacional para a humanidade.

Foi assim que a pioneira do jornalismo mexicano Carmen Aristegui abriu seu discurso de abertura no 19º Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo (abre em uma nova guia), realizado na Universidade do Texas em Austin no dia 19 de setembro.

Essas crises são determinantes para a humanidade, e o jornalismo deve reagir a elas, disse Aristegui em uma conversa com Rosental Calmon Alves, fundador e diretor do Knight Center for Journalism in the Americas, que organizou o colóquio.

“O jornalismo precisa ampliar seus espaços”, disse ela. “Ampliar os espaços de discussão, ampliar os espaços de debate político e social em torno de todas essas questões para que as pessoas possam tomar decisões.”

Colocar o ser humano no centro

Aristegui também disse que a ordem mundial estabelecida após a Segunda Guerra Mundial está sendo remodelada. Líderes populistas estão chegando ao poder por meios democráticos e, uma vez lá, buscam enfraquecer as instituições que servem como freios e contrapesos, desde os poderes judiciário e legislativo até a mídia jornalística. Aristegui descreveu isso como um roteiro que está se repetindo.

“Dentro desse roteiro, dentro desses padrões políticos que, infelizmente, estão prevalecendo, um fator fundamental são os críticos, a mídia jornalística, os jornalistas independentes, aqueles de nós que se dedicam a informar, que se dedicam a garantir que a sociedade tenha esse valor fundamental que é a informação”, disse Aristegui. “O roteiro diz que eles têm que ser atacados.”

E, de acordo com esse roteiro, ela acrescentou, a mídia jornalística tem sido identificada como inimiga, cuja reputação deve ser destruída.

Em seu país de origem, ela disse, esses esforços para silenciar os jornalistas chegaram ao extremo do assassinato. O México está no topo da lista dos países mais perigosos (abre em uma nova guia) para se exercer o jornalismo.

E, além disso, ela disse, há a IA, que está impulsionando uma mudança de paradigma global. Ela mencionou os debates do Simpósio Internacional de Jornalismo (abre em uma nova guia) — outra conferência organizada pelo Knight Center que antecedeu o colóquio — em que especialistas em IA avaliaram os benefícios da tecnologia em comparação com seus lados (abre em uma nova guia) “sombrios”, que poderiam colocar a própria humanidade em risco.

“Todas essas coisas nos levam, minha querida Rosental, à nossa própria pergunta: o que diabos estamos fazendo aqui?”, disse Aristegui. “Qual é o nosso papel? Qual é o papel dos jornalistas?”

Para Aristegui, a resposta é colocar o ser humano no centro do jornalismo.

Sim, os jornalistas devem continuar a fazer reportagens sobre o dia a dia — como quem está liderando as eleições no Brasil (abre em uma nova guia) ou o que os candidatos estão dizendo. Mas eles também devem, segundo ela, abordar como as redes sociais e a manipulação da tecnologia estão afetando as democracias.

“Tudo o que engloba a condição humana tem que estar no centro, como o ponto principal em torno do qual tudo o mais gira”, disse ela.

Aristegui confronta o poder presidencial

Aristegui também respondeu a perguntas sobre censura e liberdade de imprensa, as controversas coletivas de imprensa matinais da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e o enfraquecimento das instituições em seu país.

Os confrontos com presidentes têm sido uma constante ao longo de sua carreira.

Aristegui explicou como o Aristegui Noticias nasceu das tentativas dos ex-presidentes Felipe Calderón e Enrique Peña Nieto de silenciá-la. Em 2011, uma pergunta pública de Aristegui sobre um suposto problema com álcool envolvendo Calderón provocou uma série de tentativas de pressioná-la a fazer um pedido público de desculpas, o que ela se recusou a fazer (abre em uma nova guia).

Mas foi a investigação de 2014, conhecida como “A Casa Branca de Peña Nieto”, que desencadeou o conflito que terminou com a saída de Aristegui (abre em uma nova guia) e de sua equipe de seu antigo empregador, a MVS Radio. Aristegui levou o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, buscando proteger a independência editorial (abre em uma nova guia) dos interesses dos proprietários de meios de comunicação.

Mais recentemente, em julho de 2026, a presidente Claudia Sheinbaum mencionou Aristegui durante uma de suas conferências de imprensa matinais (abre em uma nova guia), conhecidas como “mañaneras”, e disse que nunca tentaria censurá-la como os presidentes anteriores haviam feito. Em uma resposta pública à presidente (abre em uma nova guia), Aristegui afirmou que a liberdade de expressão é um direito, não uma permissão concedida por uma autoridade do governo.

Em sua conversa com Alves, Aristegui discutiu o papel das mañaneras, uma ferramenta de comunicação criada pelo ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (abre em uma nova guia). Aristegui as descreveu como um sistema para impor uma narrativa pública.

“Não é tão original porque faz parte do mesmo roteiro”, disse ela. “Essa mañanera e essa forma como os líderes políticos pegam o microfone e impõem a pauta todos os dias […] usam todo o ecossistema de comunicação pago com dinheiro público — rádio, televisão, redes sociais. Há muito dinheiro público sendo usado para replicar, amplificar e reproduzir infinitamente a mensagem que a própria mídia não consegue evitar.”

Alves perguntou a Aristegui sobre o fechamento do Instituto Nacional de Transparência, Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais do México (abre em uma nova guia), um órgão independente que garantia o acesso às informações públicas e, por anos, serviu de modelo para a região. Para Aristegui, este é talvez o exemplo mais claro e “infelizmente, uma das maiores perdas do México, mas não a única”. Aristegui também apontou para as mudanças que afetam o Instituto Nacional Eleitoral e o sistema judiciário.

“Estamos em um país onde, como em outros, o roteiro está sendo seguido”, disse Aristegui. “Esse roteiro diz que temos que desmantelar as instituições democráticas para criar um regime totalitário, um regime no qual nossas liberdades estão diminuindo. E é por isso que o papel dos críticos e dos jornalistas tem que ser mais forte do que nunca, porque precisamos de freios e contrapesos quando as instituições são desmanteladas.”

Fonte: A jornalista mexicana Carmen Aristegui fala sobre colocar as pessoas no centro do jornalismo
Feed: LatAm Journalism Review by the Knight Center
Url: latamjournalismreview.org
Back To Top