skip to Main Content

A quem pertence a memória?

Publicado em: A quem pertence a memória?


Comentários: Sidh Losa Mendiratta | Moderação: Giuseppina Raggi

Apresentação


O projeto Memoirs – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias financiado pelo Conselho Europeu de Investigação e coordenado por Margarida Calafate Ribeiro, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra é um projeto sobre a diversidade europeia que identifica a herança colonial como uma questão transversal determinante para a definição da Europa contemporânea em si mesma e no mundo. Assenta numa reconceptualização do conceito de pós-memória como apropriação por uma segunda geração do capital de experiência, nomeadamente, de experiência traumática, de uma geração anterior que viveu os processos de descolonização de territórios colonizados por Portugal, França e Bélgica onde ecoam memórias de Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Argélia e Congo.


Debruça-se, portanto, sobre os filhos, as suas memórias ou pós-memórias, as novas identidades europeias no pós-descolonizações: filhos de repatriados, de pieds noirs, de retornados, de ex-combatentes das guerras coloniais, de ex-colonizadores, de ex-colonizados, de refugiados. Como se deu a transferência de memória intergeracional relativamente ao processo do final do colonialismo europeu? Como é que esta memória se manifesta social e culturalmente hoje na Europa? Qual é o impacto dessa memória, muitas vezes latente, na Europa dos dias de hoje?


A partir da apresentação de alguns resultados e da questão lançada por Imre Kertész “A quem pertence Auschwitz?”, comentada e reelaborada por António Sousa Ribeiro no âmbito de uma newsletter do projeto Memoirs da sua autoria –- esta comunicação irá refletir sobre as heranças coloniais transterritorias e transnacionais que compõem a Europa atual a partir das gerações seguintes.


Newsletter Memoirs, 28 de novembro de 2020, “A quem pertence…?”-  António Sousa Ribeiroi


______________________________


Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/81667533145?pwd=NmswLzNwRFdLOWhkWEVid0VMbDhYQT09

ID da reunião: 816 6753 3145 | Senha de acesso: 294783


Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Fonte: A quem pertence a memória?
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top