skip to Main Content

ACONTECERÁ – AMANHÃ, 7 de junho, a partir das 18:00, a última conferência da 1…

Publicado em: ACONTECERÁ – AMANHÃ, 7 de junho, a partir das 18:00, a última conferência da 1…

ACONTECERÁ – AMANHÃ, 7 de junho, a partir das 18:00, a última conferência da 1.ª série do ciclo ‘Quando a Ciência e a Tecnologia se cruzam com as Artes e as Letras’, desta vez da responsabilidade da colega Maria Da Luz Sampaio sobre ARQUITETURA dos EDIFÍCIOS INDUSTRIAIS.

Zoom
https://us02web.zoom.us/j/84343914290…
ID da reunião: 843 4391 4290
Senha de acesso: 010751

Sinopse
«Podemos definir que a Arquitectura industrial é aquela que procura responder a um programa funcional específico incorporando elementos e materiais que lhes confere uma estética própria. Esta arquitectura que tem uma finalidade industrial, responde a necessidades operacionais e incluí edifícios construídos ou adaptados para diferentes sectores : têxtil, química, metalúrgica, moagem, panificação, etc..
Os manuais apresentam-nos as suas especificidades, as suas técnicas construtivas e apontam-nos como a arquitectura industrial não se expressa somente em edifícios de uso genuinamente industrial, mas também em edifícios que são concebidos como modelos de um pensamento e de uma prática diretamente associados com a introdução de novos materiais como o ferro, o aço e o betão. (Aguilar Civera, 2013). Os programas destes edifícios obrigaram arquitectos e engenheiros a encontrar, não só soluções associadas à sua funcionalidade, como também equacionar as questões de estética e da sua integração urbana, num processo acompanhado por regulamentos e comissões criados para garantir o ordenamento, a salubridade e o ‘embelezamento’ das cidades.
Esta questão será analisada a partir de edifícios industriais construídos em especial nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX na cidade do Porto, permitindo refletir sobre a relação entre funcionalidade e estética destes edifícios e o relevo da arquitectura industrial na malha urbana.».

Maria da Luz Sampaio
«Doutorada em História e Filosofia da Ciência (2015) inicia o seu percurso científico no projeto de investigação do Inventário do Património Industrial da cidade do Porto (1991-2) e participa no Programa museológico e na abertura do Museu da Ciência e Indústria do Porto (1994-96). De 2000 a 2011 assume funções de Diretora do Museu da Indústria do Porto. Professora de História do Traje e de Museologia na escola Artística ARVORE. Em 2014, responsável do curso de formação contínua “Introdução ao Turismo Industrial” na FLUP. De 2017 a 2021- Bolseira FCT de Pós-doutoramento com o projeto dedicado à História do Ensino da Engenharia em Portugal (1911-1960). Integra projetos associados à História da Tecnologia e da Engenharia (mulher na Engenharia) no património e museologia industrial. Membro do projecto Internacional: Gas in Europe Latine, membro do ICOHTEC – International Committee for History of Technology, delegada da APOM – Associação Portuguesa de Museologia e membro do Conselho Científico da APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial. Atualmente, professora convidada no Departamento de História na Universidade de Évora.».

Back To Top