skip to Main Content

Bairros e criminalidade dos jovens: relações sensíveis

Publicado em: Bairros e criminalidade dos jovens: relações sensíveis

Apresentação


O projeto Youthresponse – jovens adultos imputáveis: direito penal e a resposta judicial ao estudar as respostas sociais, de política pública, do direito e sistema penal aos jovens imputáveis – entre 16 e 21 anos – a quem são imputadas as práticas de factos qualificados pela Lei Penal como crimes, encontra nas representações  das polícias e dos magistrados do ministério público e judiciais sempre a referência a uma relação social da maioria destes jovens com bairros das periferias das grandes cidades.


Ora, o presente seminário pretende aprofundar, por um lado, o conhecimento sobre a existência (ou não) destas relações sociais sensíveis dos jovens que vivem em territórios urbanos, que tem sido categorizados pelas forças de segurança pública como ZUS – Zonas urbanas sensíveis. E, por outro lado, pretende-se, também, questionar o próprio conceito, o seu uso e riscos para definir atividade policial ou judicial, bem como a política pública, nestes territórios, relativa a estes jovens.

Programa (a confirmar)

16:00 – Enquadramento do tema no projeto

16:15 – Apresentação Jorge Malheiros

16:35 – Apresentação Miguel Saraiva

17:10 – Comentários Raquel Matos

Moderação: Patrícia Branco

____________________________________


Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/83287460807

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Fonte: Bairros e criminalidade dos jovens: relações sensíveis
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top