skip to Main Content

ciência cidadã e criatividade no conhecimento sobre História e olhares críticos sobre questões sociais

Publicado em: ciência cidadã e criatividade no conhecimento sobre História e olhares críticos sobre questões sociais

Apresentação


Nesta acção de formação iremos apresentar e debater resultados de investigações recentes e a decorrer sobre a história da cidade de Coimbra, desde a época medieval à actualidade, e os resultados de um projecto-piloto desenvolvido com uma turma do Ensino Secundário no qual se aplicaram metodologias participativas e colaborativas para co-produzir conhecimento seguindo uma abordagem de ciência cidadã.


A formação está integrada na iniciativa “Saberes cruzados: conhecer, lembrar, imaginar e aprender na cidade“, que nasceu da vontade de valorizar as cidades como bibliotecas vivas, onde diferentes saberes se cruzam: saberes da ciência, da experiência, da vivência, da imaginação. Bibliotecas de múltiplas histórias que importa saber reconhecer também como um valioso recurso educativo.


O objectivo é que as cidades – e os espaços exteriores – possam ser um palco de múltiplas aprendizagens, e de encontros entre a universidade e as escolas e Jardins de Infância.

Conteúdos: colegiadas medievais; análise territorial e social de paróquias; património da Cidade e da Universidade de Coimbra; Época Medieval; Época Moderna; História Local; finanças municipais e da Universidade de Coimbra; poder local e vida quotidiana da cidade; objectos afectivos e narrativas pessoais de memórias-de-criança; escuta activa; memória pessoal e memória colectiva; mapa afectivo da comunidade; alteridade e diversidade; participação cidadã; criação artística; ciência e arte; criatividade e reflexão crítica; antropologia ambiental; práticas culturais; Direitos Humanos e justiça cognitiva; investigação-acção; produção e circulação de conhecimento; co-produção de conhecimentos; aprendizagem activa; aprendizagem baseada no contexto; comunidades de aprendizagem colaborativa; ciência social cidadã envolvida; ciência cidadã e educação. 



Metodologia: Seguindo o espírito dos “saberes cruzados”, pretendemos criar um espaço de diálogo entre os resultados de projectos de investigação recentes de professoras/es e investigadoras/es da Universidade de Coimbra e o conhecimento científico e pedagógico das/os educadoras/es e docentes do pré-escolar ao secundário. Deste modo, a metodologia adoptada prevê apresentações orais, debates e actividades “mão-na-massa” que contribuam para a criação colaborativa de um manual de boas práticas na implementação de estratégias de ciência cidadã em contextos educativos.

 


Público-alvo: professoras/es do ensino básico e secundário, educadoras/es de infância



Formadoras/es: Maria Amélia Campos, José Luís Barbosa (CHCS, FLUC), Maria José Ferro (FPCEUC), Jorge Cabrera (DArq, CAPC), Cláudia Pato de Carvalho, Joana Sousa, Denise Esteves, Rita Campos (CES-UC)

Esta actividade está acreditada como Acção de Formação de Curta Formação pelo Centro de Formação Nova Ágora.

Inscrição gratuita mas obrigatória, feita no Portal da Formação Nova Ágora CFAE

Vagas: 20 | Período de inscrição: 6 a 28 de fevereiro de 2023

 


Formação realizada em parceria com o Grupo de Trabalho Ciência Cidadã e Educação

Back To Top