skip to Main Content

Coimbrismo

Coimbrismo


Fotografia © Jorge das Neves/AnoZero’19

 


Na instalação “Coimbrismo” coexistem desenhos decorrentes de “Why I’m Still a Communist”, de Pedro Pousada, e uma maquete revisitada da “Cidade Universitária”, intervenção do Estado Novo na Alta de Coimbra (Cottinelli Telmo/Cristino da Silva). Os traços fascizantes do projeto da Alta, nunca totalmente realizados, são imersos em 4 murais de um comunismo contemporâneo proposto através de imagens fragmentadas, disruptivas. Coimbra é em “Coimbrismo” um lugar de retroprojeções; o fascismo e o comunismo do século XX como presenças fantasmagóricas.

 


Catálogo:


“Coimbrismo” expõe uma releitura da maquete da “Cidade Universitária” que exponencia os traços fascizantes e monumentais da intervenção, cuja realização concreta na Alta de Coimbra ficou aquém do modelo mussoliniano, em coexistência com os desenhos de Pedro Pousada, ampliados a partir de “Why I’m Still a Communist” (Stolen Books, 2019), uma reflexão sobre a imagem como veículo de um pensamento político.


A “Cidade Universitária” reemerge em tom unitário, claro, funcionalista, tingida pela coloração vermelha, apocalíptica, dos desenhos de Pedro Pousada.


Este regresso do fascismo em maquete e do comunismo em desenho – o fascismo em arquitetura, o comunismo em arte gráfica – define um “Coimbrismo”: Coimbra é um sítio onde ambos os espectros residiram; como coração do regime e como espaço de resistência.


Esta espectralidade é convocada por acentuação: a maquete regressa à efabulação de uma arquitetura clássica, plástica e agigantada como definição do Império; os murais redesenham uma agit prop sem propaganda; um construtivismo sem espirais; um neo-realismo sem real. 


Um tempo matricial do século XX projetado para o século XXI: um fascismo luminoso; um comunismo fragmentado.


O “Coimbrismo” é “Uma Terceira Margem”.

 


Ficha Técnica:


Curadoria

Jorge Figueira

Bruno Gil


Desenhos “Why I’m Still a Communist”

Pedro Pousada


Maquete “Cidade Universitária” revisitada (Cottinelli Telmo/Cristino da Silva)

Cláudia Ribeiro

Hugo Silva

André Santiago

Renato Leal

Agradecimentos:

Nuno Rosmaninho, José António Bandeirinha, João Paulo Martins


Apoio:

Centro de Estudos Sociais UC

Departamento de Arquitetura FCTUC


“Coimbrismo” é uma instalação no âmbito do projeto de investigação (EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture, de que os curadores são Investigadores Responsáveis e desenvolvido no Centro de Estudos Sociais, e financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização (POCI) e pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. POCI-01-0145-FEDER-030492.


[Site Oficial ANO ZERO’19 | BIENAL DE COIMBRA]

Fonte: Coimbrismo

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top