skip to Main Content

Colóquio Internacional Pós-Hum3no – ILCML

Publicado em: Colóquio Internacional Pós-Hum3no – ILCML

O Colóquio Internacional “Pós-Hum3no: Entrelaçamentos e Intersecções num Mundo Pós-Humano” vai decorrer nos dias 17 e 18 de novembro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Partindo de uma iniciativa conjunta dos centros de investigação CEComp (Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa), CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho) e ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto), o objetivo principal da conferência é refletir sobre cenários alternativos e emergentes em torno do humano, do não-humano e do pós-humano.

“Afigurando-se como um paradigma transdisciplinar cada vez mais difundido, o Pós-Humanismo Crítico tem florescido a partir do conjunto de desafios cruciais que hoje se colocam ao humanismo, à humanidade e ao humano. Tais elementos prementes abarcam um amplo espectro de desenvolvimentos, tais como as culturas tecnológicas, os desafios de uma economia global, o iminente desastre ambiental, o avanço da digitalização, a ascensão da biomédica e, particularmente, a erosão das demarcações convencionais entre o humano e o não-humano.

Cada vez mais, a perspetiva normativa de cariz antropocêntrico está a ser substituída por uma abordagem mais relacional, em que a relação sujeito-objeto é vista como emergindo de um processo coconstitutivo. Na medida em que esta mudança radical solicita modos alternativos para pensar a humanidade e seus ambientes, a presente conferência visa contextualizar as implicações culturais e filosóficas de tais desenvolvimentos, procurando testar a hipótese segundo a qual o descentramento do humano, patente no pós-humanismo, proporciona um paradigma renovado que nos fala instigantemente do presente imediato e dos futuros iminentes.”

Mais informações podem ser consultadas na página do Colóquio.

Fonte: Colóquio Internacional Pós-Hum3no – ILCML
Feed: ILCML
Url: ilcml.com

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top