skip to Main Content

Conferências do CHAM 17 Dez | 11h00 | online ( Conferência «A singularidade da…

Conferências Do CHAM
 17 Dez | 11h00 | Online (
 Conferência «A Singularidade Da…

Publicado em: Conferências do CHAM
17 Dez | 11h00 | online (
Conferência «A singularidade da…

Conferências do CHAM
17 Dez | 11h00 | online (https://meet.google.com/fnr-nkuo-njg)
Conferência «A singularidade da Monarquía de España de Pedro Salazar de Mendoza (ca. 1600). As Monarquias de Bernardo de Brito e de Salazar de Mendoza», por José Javier Rodríguez (UNED – Madrid)
Comentário: António Camões Gouveia (CHAM)
Organização: Pedro Cardim (CHAM)
Composto entre finais do século XVI e os inícios do século XVII, o livro Monarquía de España de Pedro Salazar de Mendoza apresenta uma história de Espanha a partir dos diferentes reinos e territórios que compunham a Monarquia hispana. Entre eles destacava-se Castela e a sua história reinícola. O texto foi preparado para publicação ca.1600, mas só seria publicado muito mais tarde, em 1770, num contexto muito diferente. Entre estes dois momentos, o texto foi recuperado pelo jesuíta Andrés Marcos Burriel, no quadro da sua pesquisa para a redação de uma história do direito espanhol.
O texto de Salazar de Mendoza, para além de ter uma particular história textual, nasceu com uma forte vinculação ao contexto português da crise sucessória de 1580, porquanto teve origem na Allegatio (1590) que Salazar de Mendoza realizou para justificação dos direitos de Felipe II ao trono luso. No entanto, e acima de tudo, importa realçar que a sua redação coincide com a publicação da obra Monarquia Lusitana (1597, 1609), de Bernardo de Brito, o que pode ser mais um indício da interação entre as historiografias ibéricas na época moderna.
Esta conferência realiza-se no âmbito do grupo de investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos».
#CHAM #CHAMinvestiga #CHAMresearch #CHAMdivulga #CHAMdissemination

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top