skip to Main Content

Conheça a experiência dos estudantes portugueses que participaram na TNC23

Publicado em: Conheça a experiência dos estudantes portugueses que participaram na TNC23

Renata Castelo-Branco, do Instituto Superior Técnico, e João Brandão, da Universidade do Porto, subiram ao palco da maior conferência mundial de redes, em Tirana, na Albânia, para partilhar o trabalho de investigação que têm realizado nas Lightning Talks do maior evento europeu de redes académicas. Os dois estudantes portugueses que participaram na #TNC23 contam-nos tudo sobre a sua experiência.

«As interações multiculturais são essenciais para os investigadores»

Renata Castelo-Branco

O que te levou a concorrer ao desafio Lightning Talks da GÉANT?
Primeiramente, dar a conhecer o meu trabalho e receber feedback de pessoas externas ao meu típico círculo de investigação, que acaba muitas vezes por carecer de originalidade por estar já viciado nos temas que abordamos. Em segundo plano, a oportunidade de viajar por si só, de conhecer e de me imiscuir numa cultura diferente.

Como podes descrever a experiência? Quais algumas das principais aprendizagens efetuadas? 

Interações multiculturais são sempre enriquecedoras de um ponto de vista pessoal. Mas a nível profissional, para investigadores em particular, são essenciais. Esta experiência permitiu-me expandir a minha rede de contactos, dentro e fora da nossa NREN.

Retiraste algumas outras mais-valias desta experiência, para além da componente formativa? 

Desde sugestões e ideias relacionadas com o trabalho que apresentei a propostas de emprego, as mais-valias profissionais foram muitas. De um ponto de vista pessoal, ressalvo também que o grupo de participantes do FTP era composto por gente extraordinária que muito gosto tive em conhecer.

Como podes descrever o ambiente vivido na TNC23? 

A conferência tem um ambiente excepcionalmente familiar para um evento desta dimensão. Há uma clara intenção por parte da organização em promover as interações entre os participantes e o resultado está à vista. Falei com gente de todo o lado um pouco e, desde o pessoal de vendas aos CEOs das diversas empresas participantes, todos eles se mostraram incrivelmente acessíveis e interessados.

Há alguma coisa que desejes acrescentar?

A equipa que nos acompanhou durante todo o processo foi incansável e de um cuidado e atenção para connosco incríveis. 

IMG 20230606 WA0013 FCCN Unidade de Computação

«A experiência na TNC foi incrível e inesquecível»

João Brandão

O que te levou a concorrer ao desafio LTC da GEANT?
A minha orientadora de dissertação de mestrado na FEUP partilhou comigo esta oportunidade e aceitei o desafio! Tivemos a possibilidade de, ao longo de 3 meses, ter sessões de formação sobre como apresentar em público tópicos de cariz científico e/ou técnico e preparar a apresentação sobre o nosso trabalho. Não esperava ser selecionado, devido à qualidade do trabalho de cada um dos participantes, mas fiquei muito feliz com a notícia e com sentido de responsabilidade para estar ao nível de um evento desta relevância. 

Como podes descrever a tua experiência? Quais algumas das principais aprendizagens?
A experiência na TNC foi incrível e inesquecível! Ter a possibilidade de acompanhar o trabalho de tantos experts nas áreas de redes e tecnologia foi um privilégio. Também foi muito bom poder contactar com a NREN de cada país e foi muito especial sentir o apoio dos membros da FCCN presentes no evento. Foi a minha estreia neste tipo de conferências, nunca tinha pisado um palco destes e com tanta audiência, pelo que foi uma enorme aprendizagem e sem dúvida que saio daqui mais preparado para desafios futuros.

Retiraste algumas outras mais-valias desta experiência, para além da componente formativa?
Sem dúvida! Penso que as maiores mais-valias vão mesmo para lá da componente formativa! Todas as condições que nos foram providenciadas em Tirana foram incríveis! Tivemos o apoio das responsáveis pelo FTP e, desde cedo, criámos uma ligação forte entre os estudantes participantes, pelo que pudemos conhecer a cidade enquanto nos conhecíamos mutuamente.

Todos os momentos sociais do evento foram magníficos, desde a Speakers’ Reception, à Kick-off Party numa das principais ruas de Tirana com música internacional, sem esquecer o Conference Dinner numa das montanhas perto da cidade! Tal como nos disse o CEO da GÉANT, estes momentos são também de trabalho, uma vez que é aqui que se começam a construir relações de confiança entre os participantes.

Como podes descrever o ambiente vivido na TNC23?
Todo o ambiente vivido foi descontraído, tirando apenas o nervosismo antes de entrar em palco e apresentar. Senti-me sempre super integrado e a prova disso foi o meeting que tivemos com o CEO da GÉANT, onde ele demonstrou interesse em saber o que cada um de nós fazia e o que estávamos a achar da TNC.

Há alguma coisa que desejes acrescentar?
Apenas agradecer à FCCN e à GEANT pela oportunidade que providenciaram e incentivar todos os potenciais interessados em inscreverem-se e poderem vivenciar esta experiência na próxima edição! Tirana é uma cidade incrível, em grande expansão e desconhecida para muitos de nós, mas tenho a certeza que Rennes também tem muitos tesouros escondidos e vai ser uma experiência maravilhosa! 

Lightning Talks

Back To Top