skip to Main Content

Conversa feminista com Paula Guerra e Inês Rodrigues

Publicado em: Conversa feminista com Paula Guerra e Inês Rodrigues


O Gender Workshop promove “Conversas Feministas” com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e em Espanha. Esta conversa terá como foco a música e as culturas juvenis, a partir do trabalho de Paula Guerra e de Inês Rodrigues

Notas biográficas


Paula Guerra | Doutorada em Sociologia pela Universidade do Porto. Professora no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e Investigadora Integrada no Instituto de Sociologia da mesma Universidade (IS-UP). Membro da Comissão Científica do Mestrado em Sociologia da Universidade do Porto, faz também parte de outros centros de investigação internacionais: Investigadora Associada no Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT); no CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”; no Dinâmia’CET – IUL; Professora Associada Adjunta do Griffith Centre for Social and Cultural Research (GCSCR); Pesquisadora Convidada Internacional do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS-UFF), do Grupo de Pesquisa em História, Cultura e Subjetividade da Universidade Federal do Piauí e da Universidade de Brasília (Brasil); do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e do Laboratório de Música e Análise Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (L.A.M.A.). Coordenadora da Rede Todas As Artes, Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes. Pertence à Rede Interdisciplinar de Estudo das Subculturas, Música Popular e Mudança Social e à Rede de Pesquisa Sociológica das Artes da Associação Sociológica Europeia. Tem sido professora/ investigadora convidada em várias universidades internacionais (Marrocos, Vietnã, Timor, Austrália, Itália, Polónia, Bélgica, Canadá e Espanha – entre outras). Interesses de investigação incluem música popular, culturas e carreiras DIY, subculturas e pós-subculturas, teoria crítica social, teorias sociológicas, metodologias de investigação qualitativa, música e cenas musicais underground, autenticidade, aura e carisma nas artes, campos culturais, mundos da arte, cinema, performance. É coordenadora e fundadora da Conferência KISMIF e coordenadora da Secção Temática Arte, Cultura e Comunicação da Associação Portuguesa de Sociologia. Fundadora e diretora da revista científica Todas as as Artes. Revista Lusófona de Arte e Cultura. 


Inês Nascimento Rodrigues | Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e vice-coordenadora do Observatório do Trauma. É doutorada em Sociologia, com especialização em Pós-colonialismos e Cidadania Global, e sua investigação centra-se nos estudos da memória, nas teorias pós-coloniais, nas representações da violência e na história cultural do trabalho forçado. O seu livro mais recente é Remembering the Liberation Struggles in Cape Verde: A Mnemohistory (c/ Miguel Cardina, 2022). É editora de recensões e membro do Conselho Editorial da Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past e integra o Conselho de Redação da e-cadernos CES. É sócia da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) e DJ nos tempos livres.

Fonte: Conversa feminista com Paula Guerra e Inês Rodrigues
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top