skip to Main Content

Deucalion: Supercomputador inaugurado hoje

Publicado em: Deucalion: Supercomputador inaugurado hoje

O supercomputador português mais rápido de sempre é hoje inaugurado. Deucalion multiplica por dez a capacidade de computação nacional.  

A partir de hoje, o supercomputador português Deucalion ficará instalado na Universidade do Minho e acessível a toda comunidade académica, empresas e administração pública. A inauguração do Deucalion tem hoje lugar no Campus de Azurém da Universidade do Minho, a partir das 14h30, e conta com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e da Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Madalena Alves. 

Com capacidade para executar 10 milhões de biliões de cálculos por segundo, o Deucalion irá aumentar de forma muito significativa a capacidade de computação de alto desempenho nacional. Desta forma, será possível acelerar a produção de ciência e inovação em Portugal em domínios como Inteligência Artificial, medicina personalizada, design de fármacos e novos materiais, combate às alterações climáticas e fogos, entre outros. 

Este projeto conjunto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da FCCN, e da empresa comum europeia EuroHPC representa um investimento conjunto de 20 milhões de euros, 35% com origem nos fundos comunitários da EuroHPC e 65% oriundos de outros fundos, como o Orçamento do Estado, através da FCT.  

O supercomputador será acessível à comunidade académica e de investigação, às empresas e à administração pública. A FCT irá lançar concursos de acesso a esta infraestrutura e estão igualmente previstos programas específicos de apoio a PME. 

Saiba mais sobre o Deucalion

Fonte: Deucalion: Supercomputador inaugurado hoje
Feed: Notícias – FCCN
Url: www.fccn.pt
Back To Top