skip to Main Content

DIVULGAMOS: O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou esta semana um inqu…

Publicado em: DIVULGAMOS:
O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou esta semana um inqu…


DIVULGAMOS:
O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou esta semana um inquérito-piloto, que se prolonga até janeiro e compreende 130 perguntas.
São abrangidos alguns residentes na União de Freguesias de Cascais e Estoril, Alvalade, Avenidas Novas, União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, União de Freguesias de Agualva e Mira-Sintra, Águas Livres, União de Freguesias de Póvoa de Santo Adrião, Olival Basto e Amora.
O INE quer saber como vivem as populações de algumas freguesias da Área Metropolitana de Lisboa e, muito especialmente, quem são, em que grupos étnicos se incluem, a religião que professam e se se sentem ou não discriminadas.
Sendo o combate ao racismo e à discriminação étnica uma prioridade da Estratégia Nacional de Combate ao Racismo e também do Plano Europeu contra o Racismo, o questionário pretende recolher dados “com o intuito de produzir e apoiar na definição de políticas públicas”, lê-se no documento do INE sobre o inquérito.
Este inquérito-piloto surge depois do INE ter decidido não incluir nos Censos 2021 uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos.

Back To Top