skip to Main Content

Elisa Lopes da Silva | ES

Publicado em: Elisa Lopes da Silva | ES

Biografia

Elisa Lopes da Silva é historiadora integrada no IHC. Fez o Mestrado em História Contemporânea (NOVA FCSH, 2011) e Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) (ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, 2020). Investiga e publica nas áreas da história social, da história do Estado e da historiografia. A sua tese de doutoramento centrou-se na história da colonização interna durante o Estado Novo, em particular nas relações entre poderes estatais, agricultura e desenvolvimentismo.

Participou em investigações colaborativas em estudos urbanos enquanto pós-doutoranda no CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) no âmbito do projecto H2020 COESO – Collaborative Engagement on Social Issues. Tem ainda trabalhado em edição académica enquanto membro do Conselho Editorial da Imprensa de História Contemporânea (IHC) e da revista Práticas da História. Journal on Theory, Historiography and Uses of the Past.

Actualmente, o seu projecto de pesquisa — “Out of Work: a critical history of unemployment in Portugal, 1890s-1970s” — aborda as relações entre as categorias e as políticas estatais, as representações culturais e as experiências quotidianas do (não) trabalho.

Fonte: Elisa Lopes da Silva | ES
Feed: ihc
Url: ihc.fcsh.unl.pt
Back To Top