Skip to content

Em homenagem a Maria Manuela Cruzeiro (1934-2023)

Publicado em: Em homenagem a Maria Manuela Cruzeiro (1934-2023)

Maria Manuel Cruzeiro
Maria Manuela Cruzeiro

Maria Manuela Cruzeiro foi a associada nº 5 da BAD. Desempenhou um importante papel na criação desta Associação, tendo integrado a Comissão mandatada para constituição da BAD (1972), participando na preparação e constituição dos futuros estatutos da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais de Documentação e Informação (BAD), criada em dezembro de 1973.

No momento do seu desaparecimento, a BAD apresenta as mais sentidas condolências à sua família e amigos.

“Licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1965, com uma tese sobre o texto medieval Espelho de Cristina, graduou-se em Ciências da Documentação, na Faculdade de Letras da Universidade Católica, em 1972. Actualmente prepara doutoramento na Universidade de Paris sobre Ciências da Informação e das Bibliotecas. Foi professora do ensino secundário e, até 1993, professora da Universidade Nova de Lisboa.
Foi bibliotecária responsável dos Serviços de Documentação do Instituto Nacional de Investigação Industrial, do Instituto Nacional de Estatística, da Universidade Nova de Lisboa, da Rede de Bibliotecas da Universidade Autónoma de Lisboa e da Biblioteca Nacional. É actualmente professora de Ciências da Informação e da Documentação na Universidade Autónoma de Lisboa e, desde 1995, técnica do Instituto Português da Juventude.
Autora de variadas palestras e comunicações a congressos, subscreveu outros textos de conteúdo científico através da colaboração em jornais como República, A Capital e Portugal Hoje.”

Fonte consultada a 28 de agosto de 2023:
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999.

Fonte: Em homenagem a Maria Manuela Cruzeiro (1934-2023)
Feed: Notícia BAD
Url: noticia.bad.pt
Back To Top