skip to Main Content

Exposição “Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2021” |Galeria de Arte d…

Publicado em: Exposição “Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2021” |Galeria de Arte d…

Exposição “Transversalidades: Fotografia sem Fronteiras 2021” |Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda | até 30 de maio

A exposição da décima edição do Concurso Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras reúne os portfólios vencedores de uma seleção de fotografias submetidas por cerca de 886 concorrentes, provenientes de 89 países, num total de 4.618 imagens, organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social. A presente mostra faculta, assim, uma viagem por amplas e diversas geografias e permite ler e interpretar as paisagens naturais, económicas, sociais e culturais representativas de distintos contextos dos cinco continentes e como os atuais processos de reestruturações percorrem todas as regiões do mundo, incluindo as mais recônditas e os espaços fronteiriços mais marginais. Os olhares cruzados lançados a partir de diferentes pontos do globo mostram arcaísmos e inovações, sinais de continuidade e de mudança que percorrem tanto as metrópoles mais populosas como as áreas rurais mais longínquas a braços com um impiedoso despovoamento.
O projeto “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” teve início em 2011 com os objetivos de aproveitar o valor estético, documental e pedagógico da fotografia para valorizar territórios com menos visibilidade e de fomentar o diálogo entre territórios, pessoas e instituições pessoas e instituições que se encontram dispersas pelas amplas geografias do planeta.

Premiados do Concurso Transversalidades 2021:
Adrián Vázquez Rodríguez, Alessandro Sgarito, Alma Bibolotti, Anton Fedotov, Antonio Aragón
Renuncio, Dmitriy Kochergin, Dulce Helfer, Edmilson Sanches, Eduardo dos Santos Flor, Helen McLain, Manuel Gracía Gascón, Miguel Castellano, Mithail Afrige Chowdhury, Mohammad Shafai, Pablo F. Alcocer Pfeiffer, Rodrigo Illescas, Sujan Sarkar.





Back To Top