skip to Main Content

Fica um legado muito relevante da atividade em 2020 do Grupo de Trabalho da BAD das Bibliotecas de Ensino Superior : Notícia BAD

Fica Um Legado Muito Relevante Da Atividade Em 2020 Do Grupo De Trabalho Da BAD Das Bibliotecas De Ensino Superior : Notícia BAD

Publicado em: Fica um legado muito relevante da atividade em 2020 do Grupo de Trabalho da BAD das Bibliotecas de Ensino Superior : Notícia BAD

O ano de 2020 foi muito diferente na atividade do GT-BES da BAD, mas deixou um legado bastante relevante para as Bibliotecas de Ensino Superior e seus profissionais. 2020 foi marcado por grande dinamismo, desde a realização do 2º Workshop das BES, até à apresentação pública das Recomendações 2020-2022, passando pela publicação de Indicadores Estatísticos para as Bibliotecas de Ensino Superior de Portugal, sendo de destacar ainda a realização de duas reuniões abertas online dedicadas a discutir o processo de reabertura das Bibliotecas em face do confinamento provocado pela pandemia do Covid-19.

A realização do 2º Workshop das Bibliotecas de Ensino Superior foi uma aposta forte em 2020. O evento decorreu no dia 26 de maio dedicado ao tema “Novos espaços e estratégias para a aprendizagem, fluência digital e experimentação”, tendo contado com a participação de 234 profissionais. Para consulta fica o relatório do evento e a gravação no canal de youtube da BAD em https://youtu.be/rLRS2PQgiuw.

O GT-BES publicou no mês de maio as Recomendações para as BES de Portugal 2020-2022 com o objetivo de mobilizar os profissionais das Bibliotecas para objetivos comuns, oportunidades de inovação e práticas de atualização que valorizem o papel das Bibliotecas nas Instituições de Ensino Superior e Investigação. A publicação das recomendações foi antecedida pela realização no mês de abril de uma sessão online de discussão publica da proposta de 12 recomendações (gravação disponível aqui: https://youtu.be/wk9nUFAlRQc). Membros do grupo têm vindo a publicar artigos no “Notícias BAD” com breves reflexões críticas sobre cada uma das recomendações.

O grupo promoveu um ciclo de webinars destinado a profissionais das Bibliotecas das IES portuguesas focado essencialmente no aprofundamento das Recomendações propostas para as BES. Foram quatro os webinares organizados, com 6 oradores envolvidos e um total de 164 participantes.

  • Dados FAIR nas Instituições de Ensino Superior
  • Estratégias inovadoras na edição académica
  • Competências em Ciência Aberta para Bibliotecários
  • Referenciais internacionais para a Literacia da Informação

O Programa de mobilidade “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca teve neste sétimo ano de realização uma atividade distinta dos anos anteriores e que foi promovida apenas em ambiente online, após um planeamento inicial com a oferta de 22 programas para um total de 124 vagas. Grande parte dos programas agendados foram cancelados, mas foi possível realizar 5 programas via zoom, contando com um total de 26 participantes.

O Diretório das Bibliotecas de Ensino Superior manteve-se online e a ser atualizado quando necessário pelo respetivo conselho editorial. O diretório é o registo central de todas as BES de Portugal, apresentando atualmente 176 bibliotecas registadas.

O ano de 2020 fica igualmente marcado pela apresentação dos Indicadores Estatísticos para as BES de Portugal. O processo de validação dos indicadores estatísticos foi concluído em 2019, pelo que o GT-BES apostou na publicação do Guia de Aplicação dos Indicadores Estatísticos – http://doi.org/10.5281/zenodo.3866667. Foi criado um website dedicado à implementação do projeto de implementação dos indicadores nas BES e à disseminação do guia, onde para além da disponibilização do guia, foi concebido um fórum de discussão e FAQs – https://bibliotecacomum.pt/indicadoresestatisticos.  O projeto conta neste momento com a adesão de 16 instituições que recolheram os dados relativos ao ano de 2019.

O grupo de trabalho realizou ainda duas reuniões abertas dedicadas a discutir e partilhar com os colegas das BES estratégias e práticas implementadas na reabertura das Bibliotecas em períodos de confinamento provocado pela pandemia do Covid-19. As apresentações e gravação da reunião realizada em setembro ficaram disponíveis no site de eventos da BAD em https://www.bad.pt/eventos/event/reuniao-aberta-gtbes/.

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top