skip to Main Content

Frases e poesias da Língua Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) – Portug…

Publicado em: Frases e poesias da Língua
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) – Portug…


🗣Frases e poesias da Língua
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) – Portugal

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu em 1919 no Porto, em Portugal. Em 1944, publicou seu primeiro livro de poemas, “Poesia”, dando início aos trabalhos que a tornaram uma das vozes proeminentes da poesia portuguesa do século XX.

Com livros traduzidos em várias línguas, a autora ganhou o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, entre outros.

A sua lírica conjuga os elementos de uma vivência íntima (as casas, o mar, a noite…) e da mitologia greco-romana, tendência que marcou profundamente, e de forma contínua, o universo da sua obra.

Em termos cívicos, a escritora também se destacou pela sua posição crítica relativamente à guerra colonial e ao Estado Novo. Foi ainda fundadora e membro da Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Após o 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto. Foi também público o seu apoio à independência de Timor-Leste, conseguida em 2002.

O excerto do “Frases e Poesias da Língua” integra o livro “Poesia”.

📷: Universidade de Aveiro

Venham nesta travessia pela Lusofonia!

#museuvirtualdalusofonia #mvl #uminho #cecs #googleartsandculture #arte #cultura #línguaportuguesa #frasesepoesiasdalíngua


Back To Top