skip to Main Content

Hoje celebra-se o Festival de Outono 中秋节zhōngqiūjié !!! Junta-te a nós, logo…

Publicado em: Hoje celebra-se o Festival de Outono 中秋节zhōngqiūjié !!!

Junta-te a nós, logo…

Hoje celebra-se o Festival de Outono 中秋节zhōngqiūjié !!!

Junta-te a nós, logo, pelas 18h!

Programa:

– Conferência apresentada por Doutor João Martins, professor do Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade do Minho “A Figura de Chang’e no Imaginário Chinês”;

– Instrumento Musical tradicional Chinês, Guzheng, tocado pelo Doutor Liu Jie 刘杰, professor do Departamento de Estudos Asiáticos da Universidade do Minho.
《渔舟唱晚》 “Canção de um barco de pesca ao entardecer”;

– Apresentação de vídeo gastronómico “Receita de Bolos da Lua”, elaborado pelas colaboradoras do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.

O Festival de Outono, também conhecido como Festival da Lua, é uma celebração muito popular na Ásia, nomeadamente na China. Este festival acontece no décimo quinto dia do oitavo mês lunar do calendário chinês.

A sua origem está ligada à cultura agrária, regida pelos ciclos da natureza. Antigamente, as pessoas observavam a relação entre o movimento da lua e as mudanças das estações, pois era algo que influenciava a produção agrícola. Assim, este festival serve como um agradecimento à lua pela colheita abundante.

Nesta noite, a lua costuma estar mais redonda e brilhante. Acredita-se que a lua cheia representa união familiar, então, nesta data, muitas famílias reúnem-se, comem bolos da lua, passeiam pelas ruas com lanternas iluminadas e lançam fogo de artifício. No entanto, cada região da China é diferente e adiciona contornos especiais ao festival, com vários costumes e celebrações.

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top