skip to Main Content

IHC e Padrão dos Descobrimentos criam Prémio Amílcar Cabral

Publicado em: IHC e Padrão dos Descobrimentos criam Prémio Amílcar Cabral

No dia 10 de Junho, foi anunciada a criação do Prémio Amílcar Cabral, uma iniciativa conjunta do IHC e do Padrão dos Descobrimentos / EGEAC que visa promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade.

O Prémio, de carácter internacional, consiste numa bolsa de investigação em Lisboa, a atribuir anualmente a um recém-doutorado numa universidade estrangeira ou nacional. Na sua primeira edição, será atribuído por um júri composto por Manuela Ribeiro Sanches (Instituto de História Contemporânea), António Tomás (Universidade de Joanesburgo) e Francisco Bethencourt (King’s College London).

Amílcar Cabral (1924-1973) contribuiu de forma singular para o fim do colonialismo europeu em África, tendo sido protagonista de momentos importantes da história global do nosso passado recente como, por exemplo, na Conferência Tricontinental realizada em Havana, em 1966, e liderando o PAIGC na luta pela libertação do colonialismo português.

O regulamento do Prémio pode ser consultado aqui.

 

Back To Top