skip to Main Content

IHC estuda história da indústria gráfica nacional | Notícias

Publicado em: IHC estuda história da indústria gráfica nacional | Notícias

O IHC iniciou um projecto de investigação, financiado pela APIGRAF, a Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadoras do Papel, com o objectivo de estudar a história da indústria gráfica em Portugal.

A equipa multidisciplinar é constituída por Cláudia Figueiredo, Rahul Kumar, Joana Dias Pereira, José Neves e Nuno Medeiros. O projecto conjuga os objectivos da APIGRAF, que incluem a preservação e valorização das suas memórias históricas e a promoção e divulgação do papel da indústria gráfica em Portugal a partir do século XIX, com a missão do IHC de investigação histórico-científica e uma aposta em estreitas relações com agentes sociais.

O resultado final traduzir-se-á na publicação de duas obras, bem como na realização de uma conferência internacional. Os livros focar-se-ão em dois temas principais: a reconstituição da origem do movimento associativo gráfico e preservação da sua memória histórica; a relevância da indústria gráfica no ensino, educação, cultura (nas suas diversas expressões), sociedade e economia, bem como a sua evolução tecnológica.

O movimento associativo dos industriais gráficos completa 170 anos em 2022, uma vez que as primeiras manifestações associativas organizadas remontam, pelo menos, ao ano de 1852, no seio da Sociedade de Soccorros dos Typographos Portuenses (1 de Janeiro de 1852) e da Associação Typographica Lisbonense (28 de Julho de 1852).

 

Crédito da imagem: Bank Phrom on Unsplash

 

Back To Top