Jornada Óscar Lopes, Faculdade de Letras da U.Porto
Notabilizou-se como ensaísta, linguista e crítico literário e, entre muitos outros epítetos que cabem num percurso singular, foi o primeiro diretor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) no pós-25 de abril. Óscar Lopes é a Figura Eminente da U.Porto 2018, iniciativa que, ao longo do ano, se propõe a celebrar o legado desta personalidade ímpar da história da Universidade e figura central da cultura portuguesa da segunda metade do século XX e início do século XXI.
Promovida pela Reitoria e pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), a homenagem surge no seguimento dos eventos evocativos de personalidades eméritas da U.Porto realizados ao longo da última década. Tudo isto através de uma série de acções abertas à comunidade, que, durante vários meses, e em diferentes espaços, pretendem recordar, mas sobretudo celebrar a vida e obra daquele que “foi um humanista e um sábio de muitos saberes”.
“Uma formação multifacetada, cobrindo simultaneamente os domínios da linguística, da música, da história, das línguas clássicas e modernas, da filosofia e da literatura e uma viva curiosidade intelectual conduziram Óscar Lopes ao constante diálogo interdisciplinar, com múltiplos saberes (lógica, neurociência, física, matemática)”, apresentam Isabel Pires de Lima e Fátima Oliveira, professoras da FLUP e comissárias da iniciativa.
Depois de várias iniciativas ao longo de todo o ano de 2018 é na Faculdade de Letras, casa-mãe de Óscar Lopes, que vai ter lugar o que promete ser dos momentos altos do programa de comemorações. No próximo dia 2 de Outubro, terça-feira e, durante todo o dia (10h30 às 18h00), na Sala de Reuniões da FLUP, irá juntar-se o filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço a vários outros ensaístas, escritores e professores universitários na área da literatura para uma jornada de debate dedicada ao tema “Óscar Lopes: o Poder Seminal da Palavra”.
Fonte: Jornada Óscar Lopes | ILCML