skip to Main Content

Jornadas FCCN: Testemunho de Filipe Vieira

Publicado em: Jornadas FCCN: Testemunho de Filipe Vieira

A apenas um mês do arranque das Jornadas FCCN 2024, Filipe Vieira, Coordenador dos Serviços de Tecnologias de Informação no Instituto Politécnico de Beja, contou-nos como tem sido a sua experiência ao longo dos anos neste encontro.  

O programa para as Jornadas FCCN deste ano, que se realizam de 15 a 17 de abril, no Centro de Congressos da Madeira e o Pestana Casino Park, no Funchal, já está disponível. Ainda é possível inscrever-se no maior encontro da comunidade de investigação e ensino superior nacional.  

No seu testemunho, Filipe Vieira começa por destacar que “As Jornadas FCCN são um impulso para novas tecnologias nas Instituições de Ensino Superior” 

O que o motivou a estar presente no evento, em 2023, e o que mais excedeu as suas expectativas? 

A localização do evento e os temas abordados na edição de 2023 motivaram-me, sem dúvida, a estar presente. Relativamente ao que excedeu as minhas expectativas, destaco o elevado nível técnico das apresentações, o grau de inovação associado a muitos dos temas abordados e o envolvimento da comunidade nos projetos. Acrescento, ainda, a possibilidade de conhecer tecnologias e técnicas usadas noutras instituições e a interação na zona de expositores durante o almoço. 

Que conhecimentos levou das Jornadas FCCN 2023?  

A possibilidade de me manter atualizado quanto aos últimos desenvolvimentos tecnológicos e práticas usadas na FCCN e Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. O evento constitui uma importante referência e tem uma forte influência na tomada de decisões tecnológicas a adotar no curto e médio prazo e respetivo planeamento. 

Considera que as Jornadas FCCN são importantes para a comunidade de Ensino e Investigação nacional?

Sim, em primeiro lugar porque permitem uma maior coesão entre as IES em diferentes áreas tecnológicas e a troca de conhecimento. Em segundo lugar, permitem que as IES tenham influência no uso/adoção de atuais e futuras tecnologias, o que constitui ainda uma oportunidade para os seus responsáveis obterem novos conhecimentos.  

Por fim, permitem uma posição concertada da comunidade na adoção e uso das tecnologias, possibilitando alcançar objetivos de excelência que serão uma mais-valia para o ensino e investigação nacional. 

Recomendaria este evento?  

Sim, a gestores das IES, porque é uma oportunidade única de expor a importância e vantagens de cada tecnologia para as IES, no contexto nacional e europeu. 

O que espera da edição de 2024?  

A FCCN já nos habituou a um elevado nível de excelência. A minha espectativa global é que a próxima edição supere a anterior. 

Em termos tecnológicos, provavelmente a Inteligência Artificial (IA) nas IES poderá ter presença já nesta edição, mais concretamente, em temas como o uso de IA no ensino e na aprendizagem, mas também na cibersegurança e noutras áreas das TIC. 

A tecnologia 5G é um outro tema que poderá estar presente, em especial pelo impacto e oportunidades que cria para as IES. Subtemas como a coexistência Eduroam e o 5G, o ensino à distância com recurso ao 5G, entre outros, considero serem relevantes já na próxima edição.  

Conheça outros testemunhos em https://www.fccn.pt/blog/ 

Fonte: Jornadas FCCN: Testemunho de Filipe Vieira
Feed: Blog – FCCN
Url: www.fccn.pt
Back To Top