skip to Main Content

Jornadas Poesia e Performance II

Publicado em: Jornadas Poesia e Performance II

JORNADAS POESIA E PERFORMANCE II

CORPO, MANIFESTO

22-23 fevereiro 2024

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 

 

Comissão Organizadora

Annita Costa Malufe
Diogo Marques
Isabel Carvalho
João Paulo Guimarães
Sandra Guerreiro Dias

 

CHAMADA PARA COMUNICAÇÕES (E) PERFORMANCE

Dedicado ao tema “Corpo, Manifesto”, a Segunda Jornada Poesia e Performance terá como objetivo explorar a relação multifacetada entre corpos, manifestos e o poder da performance na configuração dos discursos contemporâneos em torno das questões de género, queerness, tecnologia e expressão literária.

A jornada terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre os dias 22 e 23 de fevereiro de 2024, e será realizada em regime presencial. Convidamos investigadores/as, artistas, poetas a submeterem as suas comunicações (e) performances de acordo com as seguintes linhas de investigação:

Queerness Expandida: Hackear o Corpo
Interseções entre literatura, tecnologia e género. Encorajamos contribuições que analisem criticamente a noção de queerness como um ato de resistência e redefinição do corpo em contextos pós-humanos, e a forma como essas manifestações reconfiguram identidades e experiências.

Aparições/Construções do(s) Corpo(s) na Arte e na Literatura hoje
Diferentes modos de figuração e configuração dos corpos nas manifestações artísticas. Exploração da iconografia do pós-humanismo e do ciborguismo, e como esta permite refletir sobre a dimensão queer da sexualidade e da manipulação do corpo. Que novos corpos surgem? Quais os novos devires dos corpos nas artes e nas literaturas de hoje?

(Re)leitura(s) dos Manifestos Históricos na Contemporaneidade
Como repensar o conceito de “Manifesto” na era atual, mais de um século depois das vanguardas históricas? Como reavaliar os manifestos produzidos pelas vanguardas do século XX, com foco na sua influência na arte contemporânea e na forma como abrem caminhos para a transformação da arte e da sociedade?

Corporeidade do Manifesto Poético
Exploração da escrita performática e intervencionista, na análise das conexões entre corpo e manifesto em performances de poesia, onde os textos surgem como resultado de improvisações que envolvem palavras, corpo, respiração, ruídos e gestos.

Materialidades Expressivas: Corpo e Voz
A voz como elemento expressivo, no contexto da performance em combinação com a poesia, e na ênfase dada à materialidade das duas formas de expressão artística. Qual a relação intrínseca entre voz e corpo? O que acontece quando se desvinculam? Como interpretamos um corpo silencioso ou uma voz que perde a sua conexão com o corpo?

Com um limite máximo de 250 palavras, os resumos devem ser enviados em conjunto com breve nota biográfica (máx. 100 palavras), até 20 de novembro de 2023 para poeperfo@gmail.com. Por favor, indicar a linha de investigação com a qual o trabalho se relaciona. A notificação de aceitação será enviada até 18 de dezembro de 2023. Haverá seleção de trabalhos para publicação futura.

Fonte: Jornadas Poesia e Performance II
Feed: ILCML
Url: ilcml.com
Back To Top