Jornalistas ibero-americanos respondem à IA e às crises democráticas com colaboração e inovação
Publicado em: Jornalistas ibero-americanos respondem à IA e às crises democráticas com colaboração e inovação
Os jornalistas ibero-americanos estão apostando na colaboração, na criatividade e no jornalismo independente para enfrentar os desafios existenciais que o setor e a humanidade enfrentam hoje — desde as crises democráticas em todo o mundo até o surgimento da inteligência artificial.
Esses foram alguns dos temas centrais do 19º Colóquio Ibero-Americano de Jornalismo , realizado em 19 de setembro na Universidade do Texas em Austin e organizado pelo Knight Center for Journalism in the Americas. Após a conclusão do 27º Simpósio Internacional de Jornalismo Online , realizado nos dias 17 e 18 de setembro, jornalistas da América Latina, do Caribe, da Espanha e de Portugal se reuniram no Colóquio para discutir alguns dos maiores desafios da região.
A renomada jornalista mexicana Carmen Aristegui deu o tom do encontro ao descrever o momento atual como uma “mudança civilizacional”. Nesse contexto, ela afirmou que o jornalismo não deve perder de vista as questões éticas que acompanham essa mudança nem a forma como os seres humanos se relacionam uns com os outros.
“A humanidade tem que estar no centro”, disse ela.
Para muitos participantes do Colóquio, as parcerias e a inovação são essenciais para abrir caminho para o futuro.
Kevin Hall, editor do Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), uma organização sem fins lucrativos com presença em toda a América Latina, explicou como sua organização combate o crime organizado por meio de uma rede de informações.
Investigações como a NarcoFiles reuniram jornalistas de diferentes países. A OCCRP também oferece treinamento em cibersegurança e desenvolveu parcerias que vão além das colaborações jornalísticas tradicionais — incluindo, segundo Hall, uma para criar um videogame que leva o jornalismo investigativo a novos públicos.
Daniel Molina, fundador e diretor da Revista Concolón, no Panamá, falou sobre a importância de contar as histórias de uma comunidade a partir de dentro dela e de experimentar diferentes formatos. Desde o seu lançamento, a revista criou novos produtos, incluindo quadrinhos, podcasts e investigações especiais.
O engajamento e a colaboração da comunidade também são fundamentais para a Puente News Collaborative, disse seu fundador, Alfredo Corchado. A organização trabalha com uma rede de 14 jornalistas independentes sediados em diferentes comunidades e em ambos os lados da fronteira entre os Estados Unidos e o México. A Puente News também busca fortalecer as redações locais, oferecendo financiamento a partir de outros jornalistas e organizações de notícias.
O fortalecimento do jornalismo local também foi um dos principais objetivos de Clavel Rangel Jiménez, cofundadora da Amazon Journalism Network. A organização apoia jornalistas em pequenas comunidades da região amazônica do Brasil, onde a corrupção, o crime organizado, a violência contra jornalistas e as atividades econômicas ilegais tornam o trabalho jornalístico desafiador.
Para enfrentar esses desafios, a rede oferece mentoria e workshops destinados a ampliar as habilidades dos jornalistas e fortalecer a confiança em suas comunidades. A rede atualmente conta com 68 jornalistas e apoiou a publicação de mais de 50 reportagens, disse Jiménez.
Tina Rosenberg, cofundadora da Solutions Journalism Network, falou sobre o trabalho de sua organização de capacitar jornalistas em toda a América Latina em jornalismo de soluções e promover modelos de sustentabilidade que combinam patrocínios para jornalistas locais, receita do público e filantropia.
Rosenberg disse que o jornalismo de soluções pode ajudar a reconstruir a confiança do público em um momento em que muitas pessoas optaram por evitar as notícias completamente. O desafio, segundo ela, é produzir reportagens que sejam “mais impactantes e com mais esperança”.
Desafios e oportunidades da IA
Jornalistas de toda a Ibero-América também estão experimentando novas ferramentas, formatos e produtos para produzir reportagens relevantes que se conectem com seus públicos.
No México, Roberto Rock, fundador e diretor do La Silla Rota, um dos principais sites de notícias do país, falou sobre os esforços do veículo para desenvolver ferramentas de inteligência artificial que possam ser usadas por redações de pequeno e médio porte.
Uma delas, La Morninguera, resume as conferências de imprensa diárias da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum — conhecidas como las Mañaneras — para ajudar os repórteres a identificar os temas mais relevantes. Em parceria com a empresa de consultoria em tecnologia 7Gats, o veículo também desenvolveu uma ferramenta que identifica os assuntos em alta nas redes sociais e os disponibiliza para seus jornalistas.
Ramón Zamora, antropólogo e sociólogo do Arquivo de Mídia Independente da América Central , compartilhou sua experiência no uso de ferramentas de IA para ampliar as capacidades investigativas de jornalistas que trabalham com grandes quantidades de informações.
Zamora disse que usou o Claude para desenvolver um código que permitiu a um agente de IA analisar centenas de páginas de informações públicas fornecidas pelo governo da Guatemala como parte de investigações sobre corrupção no Estado. Ele disse que a ferramenta lhe permitiu “passar de suspeitas a fatos” ao investigar pessoas específicas.
O uso dessas ferramentas levantou uma questão fundamental sobre o futuro da profissão: como os jornalistas podem se preparar para trabalhar com a inteligência artificial sem perder as habilidades e os princípios que definem o jornalismo?
Durante o painel “Ensinar inteligência artificial a estudantes de jornalismo: desafios e oportunidades”, Alessandra de Falco, professora das Universidades Federais de São João del-Rei e de Mato Grosso do Sul, afirmou que a IA já está presente em praticamente todas as áreas, inclusive no jornalismo.
Os alunos, acrescentou ela, precisam aprender a usar essas ferramentas, programar com elas, verificar informações, proteger dados e estabelecer limites claros para seu uso no jornalismo.
Essa necessidade de preparação também se estende às redações. Durante um painel sobre inteligência artificial e desinformação, os participantes disseram que a IA está tornando a desinformação mais sofisticada e permitindo que ela se espalhe mais rapidamente — de conteúdos escritos a imagens manipuladas e vídeos deepfake.
Os participantes do colóquio compartilharam exemplos de como algumas redações estão usando a IA para lidar com alguns dos mesmos problemas que a tecnologia está agravando. Wendy Selene Pérez, jornalista do Factchequeado, disse que usa ferramentas como a busca reversa de imagens do Google para verificar a origem das fotografias e programas desenvolvidos para detectar deepfakes em textos, imagens e entrevistas.
Os participantes também enfatizaram que os jornalistas devem ajudar seu público a entender como a IA funciona e quais são seus riscos, principalmente à medida que a desinformação se torna cada vez mais difundida.
Dada a escala desses desafios, Fernanda Camarena, jornalista e professora do Poynter Institute, destacou a falta de preparo em muitas redações.
“O que me preocupa é o quão despreparados estamos como organizações de notícias”, disse ela. “Temos todas as boas intenções, mas não sabemos como comunicá-las e não sabemos como conversar com nossas equipes.”
Tradução com assistência de IA e revisada por Leonardo Coelho
Feed: LatAm Journalism Review by the Knight Center
Url: latamjournalismreview.org