skip to Main Content

Lunguage, or How I Learned to Stop Worrying and Love the Zang Tumb Tumb

Lunguage, Or How I Learned To Stop Worrying And Love The Zang Tumb Tumb

Publicado em: Lunguage, or How I Learned to Stop Worrying and Love the Zang Tumb Tumb


© Cartaz de Patrícia Reina.

Primeira videoconferência (via Zoom) do ciclo “Conferências MATLIT 2021”, 2 de junho de 2021, 18h00 (hora de Lisboa, GMT+1): Nuno Miguel Neves, Lunguage, or How I Learned to Stop Worrying and Love the Zang Tumb TumbConferências MATLIT 2021 (Programa Completo). Organização: MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades, Doutoramento em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa.

Sinopse

No processo de busca pela especificidade da poesia sonora na contemporaneidade, onde se incluiu também uma perspetiva histórica sobre o fenómeno, e no ensaio de vários caminhos descritivos da utilização da linguagem nas poéticas experimentais orais e sonoras, acabei por tropeçar neste conceito – lunguage – que me surgiu, confesso, quase como que uma epifania. Dediquei-me então, estabelecida e aceite a sua dissemelhança em relação à language (a evidência da oposição entre os dois termos só se manifesta plenamente em língua inglesa), a explorar o seu alcance, escutando, devidamente amparado pela Différance derridiana, os sentidos possíveis, nomeando pontos e nós do rizoma que pode constituir, mas também as diferentes possibilidades descritivas que a expressão encerra.

Nota biográfica

Nuno Miguel Neves é Doutorado em Materialidades da Literatura com uma tese dedicada à releitura da poesia sonora na contemporaneidade. Tem desenvolvido ampla atividade no domínio das atividades de extensão universitária e, entre 2017 e 2020, dirigiu e apresentou diversos programas na Rádio Universidade de Coimbra (Hipoglote, On the RUC, Panamericana, De fio a pavio). Atualmente é Leitor do Instituto Camões na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, onde leciona Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura no programa de Mestrado em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.


Fonte: Lunguage, or How I Learned to Stop Worrying and Love the Zang Tumb Tumb
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com
This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top