Maria do Mar Gago | HCTA
Publicado em: Maria do Mar Gago | HCTA
Biografia
Maria do Mar Gago é historiadora da ciência e da tecnologia, interessada na história global das culturas, nomeadamente do café. Formou-se como bióloga, mas desde cedo se apercebeu de que não poderia compreender a prática contemporânea da ciência sem estudar a sua história.
De 2020 a 2022, foi bolseira Max Weber no Instituto Universitário Europeu em Florença, Itália. Está actualmente a trabalhar num livro baseado na sua tese de doutoramento, “Robusta Empire: Coffee, Scientists and the Making of Colonial Angola (1898-1961)“. Nesta obra, reúne a história da ciência e da tecnologia, a história ambiental e a história imperial para produzir uma narrativa matizada do café Robusta e do colonialismo português em Angola.
O seu projecto actual explora ainda mais as formas como o café e os cientistas moldaram a ordem social e política, mas desta vez a partir de uma perspectiva transnacional para além do caso português. Ao considerar as colecções de café como formas de geopoder, o projecto discute o papel dos cientistas na construção de agendas internacionais, nacionais e coloniais, e também a forma como as próprias plantas de café moldaram essas agendas. Os seus interesses anteriores incluem a relação entre a ciência e o regime autoritário de António Salazar.