skip to Main Content

Materialidades da Literatura na Torre Literária

Publicado em: Materialidades da Literatura na Torre Literária


Foto de Cecília Magalhães, Fundação Cupertino de Miranda, 13-05-2022.

No passado dia 13 de maio de 2022, o Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas fez uma visita de estudo à Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Esta visita integra-se num conjunto de iniciativas que pretendem dar a conhecer o património artístico e literário da Fundação, por um lado, e as atividades de investigação, ensino e criação desenvolvidas no DLLC e na FLUC, por outro. Assim, para além da visita guiada à exposição permanente “Torre Literária: Louvor e Simplificação da Literatura Portuguesa” e à exposição temporária patente no Museu (“Rui Aguiar – Das Raízes Dispersas”), a presença na Fundação incluiu atividades organizadas e concebidas por estudantes do nosso Departamento no Auditório da Fundação: ao final da manhã, cinco estudantes do Doutoramento em Materialidades da Literatura apresentaram estudos de caso relacionados com os seus projetos de investigação doutoral; a meio da tarde, nove estudantes do Mestrado em Escrita Criativa mostraram trabalho de criação desenvolvido no âmbito dos seminários, através de leituras, leituras encenadas e vídeos.

Sob a designação comum “Materialidades da Literatura na Torre Literária: novos objetos de investigação em estudos literários”, foram apresentadas três comunicações exemplificativas de abordagens teóricas e metodológicas aos processos de mediação e construção da experiência literária. Tendo como objetivo principal dar a conhecer o DML aos participantes nesta visita, as comunicações incidiram sobre tópicos como escrita e leitura, invenção e permutação, escuta e interação, analógico e digital:

  1. Thales Estefani e Patrícia Reina, “(Im)probabilidade literária: texto-objeto-feijão-mágico e o processo combinatório na leitura”
  2. Mafalda Lalanda e Elena Soressi, “Audiolivros ou ler com os ouvidos”
  3. Cecília Magalhães, “O Arquivo Digital do Livro do Desassossego


Fonte: Materialidades da Literatura na Torre Literária
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com
Back To Top