skip to Main Content

MATLIT participa do Folio 2021

Publicado em: MATLIT participa do Folio 2021

O Programa e Doutoramento em Materialidades da Literatura participou, em 16 de outubro, do Festival Literário Internacional de Óbidos – FOLIO 2021, dentro da programação FOLIO Mais. O evento foi realizado das 17h às 19h, no The Literary Man Óbidos Hotel, com a participação de Manuel Portela, coordenador do Programa, e dos doutorandos, Nuno Meireles, Mafalda Lalanda, Elena Soressi, Jaqueline Conte e Cecília Magalhães.

Manuel Portela apresentou brevemente o Programa e introduziu alguns dos temas que podem suscitar debates e estudos dentro das materialidades literárias. Na sequência, em participação por vídeo, Nuno Meireles abordou “A voz como reescrita do texto”, apresentando e comentando excertos em vídeo de peças teatrais, a ressaltar o papel da voz literária encenada. Mafalda Lalanda e Elena Soressi falaram sobre “A escuta como leitura aural”, apresentando algumas possibilidades de práticas literárias auditivas, como os serviços de streaming que oferecem audiobooks. Também comentaram a respeito do podcast Voxlit, criado recentemente pelo Programa de Materialidades da Literatura e disponibilizado no Youtube. Jaqueline Conte abordou “O livro digital para crianças como jogo de interação”, focando nos aplicativos literários voltados à infância. Em sua fala, ela mostrou trechos de produções digitais, comentando sobre os diferentes recursos multimídia e de interação que os apps oferecem. Por fim, Cecília Magalhães falou sobre “O computador como máquina literária”, mostrando algumas das possibilidades de interação que o Arquivo LdoD oferece e falando a respeito de seu projeto de Doutoramento, Fragmentos em Prática, que incentiva a leitura e a apropriação de fragmentos do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, disponibilizados no Arquivo, assim como a criação colaborativa de edições virtuais temáticas e a escrita de novos textos.

Este é o quinto ano em que o Programa de Materialidades da Literatura da Universidade de Coimbra participa do Festival Literário FOLIO. Em 2016, tomou parte no colóquio “Literatura e Matemática I” e na exposição “Bird-Watching“ (22 de setembro a 2 de outubro de 2016, Joshua Enslen e Alaina Enslen); em 2017, no colóquio “Literatura e Matemática II” e na exposição “Et Sic In Infinitum: Uma Instalação Intermedial e Transliterária” (21 a 29 de outubro de 2017, curadoria de Carolina Martins e Diogo Marques); em 2018, no colóquio “Literatura e Matemática III”, com a performance “Literatura e Cibernética” (30 de setembro de 2018, Ana Marques e Manuel Portela); e em 2019, no colóquio “Matemática e Literatura IV” (13 de outubro de 2019, com Nuno Meireles, Thales Estefani, Patrícia Reina e Manuel Portela).

Abaixo, a página do programa do FOLIO 2021 que informa sobre a intervenção e algumas fotos do evento.

Fonte: MATLIT participa do Folio 2021
Feed: Materialidades da Literatura
Url: matlit.wordpress.com

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top