skip to Main Content

Ministro da Cultura de Cabo Verde defende fundo da CPLP para financiar cultura

Publicado em: Ministro da Cultura de Cabo Verde defende fundo da CPLP para financiar cultura

Ministro da Cultura de Cabo Verde defende fundo da CPLP para financiar cultura
Objetivo: criar um mercado comum dentro da CPLP ou mesmo dentro dos PALOP, no sentido fazer com que os artistas circulem, tenham acesso a taxas fiscais que sejam equilibradas e igualitárias em todos os países e haja um fundo comum da CPLP para a mobilidade. Não só ter acesso a livre-trânsito pela isenção dos vistos, mas também a criação de um fundo de maneio da CPLP para ajudar os artistas a fazer o circuito internacional.
– um fundo para a requalificação dos conteúdos dos museus e dos acervos dos países da CPLP
– o reforço da política comunitária dos direitos de autor e conexos
– a implementação do projeto de mercado comum das artes cultura e indústrias criativas da CPLP

Trata-se de uma media que se inscreve na declaração da XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que teve lugar, na Ilha do Sal (Cabo Verde), em 2019, e que adotou o lema “As Pessoas. A Cultura. Os Oceanos”. Num olhar mais específico inscrito na Declaração sobre Cultura e Indústrias Criativas como sector estratégico da CPLP, é reafirmada a adequação da instituição com a Agenda 2030 das Nações Unidas.
Os graves problemas financeiros da CPLP parecem não ter impedido esta nova abordagem da instituição em relação ao setor cultural, pretendendo contribuir para o aumento da empregabilidade de artistas e agentes da cultura, em consonância com as políticas culturais atuais assentes na mobilidade. Mesmo com a pandemia C-19 a obstruir caminhos, pelo andar da carruagem, não impediu de dar passos no sentido de levar por diante o que ficou inscrito nas declarações aprovadas.

https://www.rfi.fr/…/20201003-ministro-da-cultura-de-cabo-v…

Ministro da Cultura de Cabo Verde defende fundo da CPLP para financiar cultura

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde defende a criação de um fundo comum para apoia o sector cultural na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back To Top