skip to Main Content

Natal de um Menino envolto em panos – a.muse.arte

Natal De Um Menino Envolto Em Panos – A.muse.arte

“Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor. Isto vos servirá de sinal para o identificardes: Encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoira” (Lc 2: 11-12)

Há, nas obras de Mário Rita, uma nostalgia que nos determina a memória de um tempo que já não é, de uma crença que desapareceu mas deixou uma cicatriz, ou um indício. Há, nas obras de Mário Rita, uma subtileza mística que nos convoca a uma peregrinação íntima ao mais profundo, talvez ao mais esquecido, daquilo que somos, daquilo que fomos.

Desenhos
Mário Rita, 1991
Fotos cedidas pelo artista

Por isso, neste Natal, resgato obras de um conjunto de desenhos exposto, em 1992, no convento dos Cardais, em Lisboa. Não sei se terá sido o lugar a escolher as obras, se as obras a escolher o lugar, esse espaço conventual onde se recolhiam desvalidos da sorte, onde a roda dos enjeitados continua a provar destinos desavenças os. Porque de tudo isso (também) se de o Natal. Porque, nestes meninos, enfaixados ou com asas, cabe a humanidade. Porque estes meninos, afinal, somos todos nós, crentes ou incrédulos, à procura de um Natal que nos ilumine.

 


Fonte: Natal de um Menino envolto em panos – a.muse.arte

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top