[Notícia] 15.07.2025 𝐂𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚, 𝐡𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞: 𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐞…

Publicado em: [Notícia] 15.07.2025
𝐂𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚, 𝐡𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞: 𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐞…
📃 [Notícia] 15.07.2025
𝐂𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚, 𝐡𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞: 𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐞𝐢𝐭𝐚𝐬 𝐧𝐨 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐂𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝟐𝟎𝟐𝟓
Entre os dias 9 e 11 de Julho, o campus da NOVA SBE, em Carcavelos, acolheu o Encontro Ciência 2025, este ano subordinado ao tema “Ciência, Inovação e Sociedade”. Organizado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. e pela Ciência Viva, em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e com o apoio institucional do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, o evento reuniu investigadores, decisores políticos e representantes da sociedade civil para debater os desafios contemporâneos da ciência.
O Centro de História da Universidade de Lisboa integrou o programa do encontro com três e-posters e com destaque para a participação da investigadora Joana Gaspar de Freitas, convidada pela organização para integrar o painel da sessão plenária “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”, realizada no dia 10 de Julho, no Atrium Hovione. Professora Auxiliar Convidada na FLUL e Subdirectora do CH-ULisboa, a sua investigação incide sobre história ambiental, em especial sobre as zonas costeiras, combinando áreas como história, geologia, geografia, antropologia e ordenamento do território para analisar os impactos das alterações climáticas, eventos extremos e estratégias de adaptação das comunidades litorais.
Esta sessão, moderada por Mónica Bettencourt Dias, procurou discutir os desafios e as oportunidades que decorrem da necessidade de conservação da biodiversidade em articulação com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo um diálogo interdisciplinar entre as ciências biológicas, os serviços de ecossistemas e as humanidades. Joana Gaspar de Freitas contribuiu com uma perspectiva histórico-ecológica, reflectindo sobre como as humanidades e o conhecimento do passado podem orientar intervenções actuais em ecossistemas frágeis, como os sistemas dunares costeiros.
A sessão contou ainda com intervenções de Henrique Pereira, que apresentou uma keynote sobre “Rewilding em tempos de mudança”, e de Helena Freitas, que abordou modelos integrativos para a avaliação, monitorização e incorporação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas em políticas públicas.
Ao longo dos três dias do evento, o Encontro Ciência 2025 promoveu diversas sessões paralelas sobre temas que foram desde a ciência cidadã à elaboração de políticas públicas, sublinhando o papel central da investigação científica na construção de sociedades mais sustentáveis, justas e informadas. A intervenção da investigadora Joana Gaspar de Freitas demonstrou que este debate fica mais rico com o contributo das humanidades.
📸 © Encontro Ciência 2025
#Ciencia2025 #CienciaViva #FCT #Ciencia #Inovacao #Sociedade #CHULisboa #environmentalhistory #sustainability #dunes
𝐂𝐢ê𝐧𝐜𝐢𝐚, 𝐡𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐞 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞: 𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐆𝐚𝐬𝐩𝐚𝐫 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐞…
Feed: [feed_name] Url: [source_domain]