Skip to content

Novo artigo na Etnográfica (vol. 29 | (3)) Foi publicado o artigo intitulado “…

Publicado em: Novo artigo na Etnográfica (vol. 29 | (3))

Foi publicado o artigo intitulado “…

📰 Novo artigo na Etnográfica (vol. 29 | (3))

Foi publicado o artigo intitulado “A ecologia política dos diamantes: VIH/SIDA e os inesperados legados da extração colonial”, da autoria de Jorge Varanda, no dossiê “Antropologia, ecologia, política: abordagens etnográficas”, da Etnográfica (vol. 29 | (3)).

Neste trabalho, o autor analisa o caso inédito da prevalência de VIH/SIDA na cidade de Dundo, província da Lunda-Norte (Angola), onde se registou uma taxa surpreendentemente elevada de 14,2 %, muito acima da média nacional, e explora as dinâmicas sociopolíticas, históricas e ecológicas ligadas à extração colonial de diamantes e às práticas biomédicas da época.

O artigo oferece uma perspetiva interdisciplinar que cruza dados biológicos, epidemiológicos e sociais, questionando narrativas biomédicas convencionais sobre a origem e propagação do VIH-1 ao enfatizar o papel de fatores estruturais e coloniais no contexto das epidemias.

📖 Lê o artigo em acesso aberto na Etnográfica (vol. 29 | (3)):
Link nos comentários

Uma publicação do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

#CRIA #Etnográfica #Antropologia #Saúde #VIH #Epidemiologia #EcologiaPolítica #Angola #Investigação #AntropologiaSocial

Back To Top