skip to Main Content

o impacto das missões religiosas em Angola

Publicado em: o impacto das missões religiosas em Angola


Moderação: Júlia Garraio (CES)

Apresentação


A presente reflexão explora o impacto da evangelização cristã na promoção e formação de uma identidade étnica ‘moderna’, de estilo Europeu, no seio do maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundu. Nesta conversa proponho analisar os processos de evangelização encetada pelos missionários católicos e protestantes em Angola, cuja acção, estendendo-se muito além de um comumente apontado proselitismo, se focou na adaptação, reformulação e reinvenção de costumes e tradições, imaginários e representações, introduzindo novas formas de organização política, social e económica. Baseado num dos capítulos do livro Colonialism, Ethnicity and War in Angola (2021), esta comunicação explora quatro consequências da acção evangelizadora cristã em Angola que contribuíram para a cristalização da identidade étnica dos Ovimbundu: novos imaginários de comunidade; a codificação da língua vernacular e posterior edificação de um sistema de educação; readaptação dos espaços, métodos e quotidianos nas ‘novas’ aldeias cristãs; e a criação de um novo tipo de elite em Angola, especialista em navegar tanto o dito mundo ‘moderno’ como o dito mundo ‘tradicional’.

 


Nota biográfica


Vasco Martins é investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde desenvolve investigação, no âmbito do projecto “CROME – Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais”. É doutorado em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa e mestre em Nationalism and Ethnic Conflict pela Universidade de Londres. É autor de vários artigos sobre memória, guerra, etnicidade e nacionalismo e publicou recentemente o livro Colonialism, Ethnicity and War in Angola pela Routledge.

______________________


Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/82576958111?pwd=24GuzaR63fFE-hiNYmnHEeTRS1CXFz.1 | ID: 825 7695 8111 | Senha: 880626


Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.


As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Fonte: o impacto das missões religiosas em Angola
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt
Back To Top