Skip to content

Observatório do Trauma – Módulo III: Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas (Parte I)

Publicado em: Observatório do Trauma – Módulo III: Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas (Parte I)


Trauma na infância e adolescência: manifestações do normal e do patológico. Diagnósticos diferenciais. Trauma complexo.

Introduções a estratégias preventivas e terapêuticas no trauma psicológico.


Formadores/as: João Veloso (Psicólogo clínico, Observatório do Trauma), Guida Manuel (Psicóloga, Associação EMDR Portugal, Observatório do Trauma).




Programa


15h00 | João Veloso (Psicólogo clínico, Observatório do Trauma)

A construção da díade normal/patológico nos processos adaptativos de crianças e adolescentes


16h25 | Intervalo


16h30 | Guida Manuel (Psicóloga, Associação EMDR Portugal, Observatório do Trauma)

Trauma e EMDR

Notas biográficas




João Veloso


Investigador colaborador do Observatório do Trauma/CES-UC. Licenciado em Psicologia Clínica pela Universidade Lusófona de Lisboa. Formação em Psicotraumatologia – Observatório do Trauma/CES-UC.


Especialista em Psicologia Clínica, Saúde e Intervenção Comunitária. Psicoterapeuta, trabalhando principalmente com crianças, adolescentes e famílias. Coordenador – Psicólogo em Intervenção de Emergência e Psicotraumatologia da ANAFS (ONGD – Proteção Civil). Trainner e Supervisor certificada pela EMDR Europa e Portugal para crianças e adolescentes. Formação em TIR. É Formador de Formadores para TENTS-TP (The European Network for Traumatic Stress – Training & Practice Member).


Tem várias participações e apresentações em Congressos Nacionais e Internacionais centrados na Psicotraumatologia de Crianças e Adolescentes, desenvolvendo procedimentos psicoterapêuticos inovadores.




Guida Manuel


Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapeuta, Consultant in EMDR pela EMDR Europe, Investigadora Colaboradora do Observatório do Trauma CES-UC. Doutoranda em “Estudos sobre a Globalização” na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Diversas formações na área do stress, trauma e intervenção na crise, nomeadamente certificadas pela International Critical Incident Stress Foundation (ICISF), Traumatic Incident Reduction (TIR) certificada pela AMI (Applied Metapsychology International), I Curso de Formação em Psicotraumatologia, organizado pelo Observatório do Trauma do CES-UC, certificado pela European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS).


Formadora do Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC) desde 2006, ministra as componentes relacionadas com o stress e o trabalho de polícia, prevenção e intervenção em incidentes críticos e intervenção na crise para operacionais. Além da formação, desenvolve intervenção especializada e investigação científica no âmbito dos projectos do Gabinete de Psicologia e Seleção do IPJCC, nomeadamente em estudos sobre saúde, stress e incidentes críticos no contexto de trabalho de polícia.

Back To Top