skip to Main Content

OCRE 2024. Novo Acordo-Quadro Europeu para serviços Cloud • FCCN

Publicado em: OCRE 2024. Novo Acordo-Quadro Europeu para serviços Cloud • FCCN

Em 2024, terá início o concurso internacional do próximo Acordo-Quadro Pan-Europeu de serviços cloud – OCRE 2024. Até 27 de novembro, está aberto o período de manifestação de interesse.

A GÉANT, que agrupa as redes nacionais de investigação e ensino da Europa, tem vindo a celebrar sucessivos Acordos-Quadro, à escala europeia, para serviços cloud comerciais. Em Portugal, a FCT tem promovido, através da sua unidade FCCN – e em articulação com a Secretaria-Geral -, estes Acordos-Quadro, junto das comunidades nacionais de ensino superior e investigação.

Acordo-Quadro. Valor e resultados

Os Acordos-Quadro são figuras contratuais previstas na lei europeia e nacional de compras públicas. Estes permitem ganhos de simplificação administrativa e economias de escala nos custos para as entidades compradoras envolvidas.

O atual Acordo-Quadro Europeu OCRE (Open Clouds for Research Environments) obteve em Portugal resultados muito significativos: com 14 entidades nacionais contratantes. A nível europeu, são já 800 entidades, em 27 países.

No início de 2024, terá lugar o concurso internacional do OCRE 2024 e – à semelhança dos anos anteriores -, para poderem beneficiar das condições contratuais do futuro acordo-quadro, todas as entidades têm de sinalizar o seu interesse, através do envio de e-mail para:

InfoCloudOcre@fccn.pt

Esta manifestação de interesse deve ocorrer até 27 de novembro.

Vantagens e limitações do Acordo-Quadro

A adesão ao Acordo-Quadro não implica qualquer compromisso financeiro de contratar serviços através do Acordo-Quadro, nem impede que se adquiram serviços semelhantes aos do Acordo-Quadro a fornecedores fora do mesmo.

Contudo, a falta indicação de interesse inicial impede que se possa comprar ao abrigo do Acordo-Quadro. Isto impossibilita que se beneficie das suas vantagens, nomeadamente das economias de escala, que este acordo à escala europeia obterá, bem como da confiança e segurança garantidas.

Caso tenha questões a esclarecer, pode enviá-las para o e-mail indicado acima. Encontre, também, mais informação sobre o Acordo-Quadro atualmente em vigor em:

fccn.pt/computacao/cloud-ocre

Fonte: OCRE 2024. Novo Acordo-Quadro Europeu para serviços Cloud • FCCN
Feed: Notícias – FCCN
Url: www.fccn.pt
Back To Top