Oficina de escrita feminista, com Maria Giulia Pinheiro

Publicado em: Oficina de escrita feminista, com Maria Giulia Pinheiro
Apresentação
A partir do mote “Artes Feministas das Palavras”, a XI edição do Gender Workshop Series propôs uma série de conversas mensais, em torno de questões feministas, de género e coloniais, com escritoras e outras cultoras das artes das palavras. Para encerrar este ciclo, Maria Giulia Pinheiro ministrará uma oficina de escrita feminista.
Nota biográfica
Maria Giulia Pinheiro nasceu em São Paulo, Brasil. É poeta, performer, roteirista, pesquisadora e ativista. Na poesia, publicou as obras Da Poeta ao Inevitável (2013), Alteridade (2016), Avessamento (2017) e 30 para 30. Como dramaturga, assinou os espetáculos Mais um Hamlet, Alteridade, Bruta Flor do Querer e A Palavra Mais Bonita — os últimos dois sob sua direção. Maria Giulia é também fundadora do grupo teatral Companhia e Fúria; criadora e organizadora do sarau ZONA Lê Mulheres, no Brasil, e do slam poetry Todo Mundo Slam, em Portugal. Em Lisboa, é co-idealizadora e apresentadora do slam Ciranda-Jogo de Palavra Falada e da Ginginha Poética. Em 2020, ficou em 4° lugar na Copa do Mundo de Poetry Slam, na França, representando Portugal. Desde 2012 pesquisa a tradição de mulheres na arte, a importância de um imaginário feminista e de estruturas de comunidades livres. É coordenadora do Núcleo Feminista de Dramaturgia no teatro Pequeno Ato, em São Paulo, desde 2016, e ministra aulas de escrita feminista, como a que acontecerá neste workshop, a partir do estudo de escritoras célebres.
Capacidade: 25 pessoas.
De acordo com as normas em vigor, está assegurado o distanciamento entre pessoas e é obrigatória a utilização de máscara durante o evento. A participação está sujeita a inscrição prévia. Para fazê-la, envie um e-mail para gw@ces.uc.pt entre 18/06/2021 e 08/07/2021. Será enviada confirmação atempadamente.
Feed: Centro de estudos Sociais – Eventos
Url: www.ces.uc.pt