skip to Main Content

Programa de Mobilidade “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca” tem inscrições abertas

Publicado em: Programa de Mobilidade “A Minha Biblioteca é a Tua Biblioteca” tem inscrições abertas

As candidaturas para oferta de novos programas de acolhimento para 2024 estão abertas até 24 de janeiro.

Este Programa é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Bibliotecas do Ensino Superior (GT-BES) da BAD e tem como objetivo a realização de visitas de curta duração em Bibliotecas do Ensino Superior para trocar experiências e incentivar a colaboração entre os profissionais da área.

Se tem na sua Biblioteca um projeto inovador e interessante ou uma área de intervenção marcante para a ação das bibliotecas, por que não criar um programa de mobilidade para partilhar a sua experiência com colegas de outras Bibliotecas?

Para assegurar o bom funcionamentos dos programas deve ter em conta que:

  • O número de participantes não deve ultrapassar o recomendado (4 a 5).
  • Não deverá haver alteração nas datas indicadas.
  • O cancelamento de programas compromete a qualidade desta iniciativa.

As BES interessadas em participar no programa de mobilidade poderão candidatar-se preenchendo o formulário disponível para esse efeito.

Informação para Instituições de acolhimento:

  • Podem candidatar-se ao PM-BES todas as bibliotecas portuguesas do ensino superior público e privado.
  • Fica ao critério das BES a apresentação de programas de mobilidade e a definição da sua duração. Para fomentar a discussão e a partilha de experiências, cada programa não deve exceder os cinco participantes.
  • As visitas poderão ter um caráter generalista, abrangendo todos os aspetos das rotinas das BES ou focarem-se em projetos e boas práticas ou temas específicos (programas de literacia da informação, gestão, marketing, acesso aberto, etc.).
  • Fica à responsabilidade da BES proponente de um PM a aceitação das candidaturas.
  • A proposta de PMs não acarreta, para a instituição hospedeira, quaisquer encargos, além do tempo dedicado ao programa pelos funcionários envolvidos no projeto.
  • As instituições de acolhimento deverão facilitar aos visitantes o acesso às cantinas e estadia nas residências, se assim for desejado pelos formandos e houver disponibilidade.
  • As BES assumem o compromisso de garantir a realização do programa proposto desde que atinja o número mínimo de participantes pré-estabelecido.

Eventuais pedidos de esclarecimento podem ser enviados para o e-mail (bad@bad.pt).
Nota: A informação sobre o funcionamento da iniciativa e dos programas que estiveram em funcionamento nos anos anteriores pode ser consultada em: Programa de Mobilidade

Back To Top