Skip to content

Projeto FCCN +Sustentável   • FCCN

Publicado em: Projeto FCCN +Sustentável   • FCCN

Um compromisso com o futuro

“Utilizar as TIC de forma inteligente, promovendo a sustentabilidade, é estratégico para a missão da FCCN e dos seus colaboradores”, afirma João Nuno Ferreira, Coordenador Geral da FCCN.  
Este mote está na génese do projeto FCCN +Sustentável, criado pela Unidade FCCN da FCT, que visa reforçar o alinhamento da atividade da FCCN aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os 17 ODS definem as prioridades e aspirações globais para 2030, assumidos pelos 193 países das Nações Unidas em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo. Para o projeto FCCN +Sustentável, foram selecionados 5 desses ODS como pilares para a sua implementação, nomeadamente:

pilares politica ambiental FCCN Unidade de Computação

O projeto FCCN +Sustentável visa a adoção de boas práticas ambientais e tecnologia de rede inovadora, como alternativas viáveis às fontes de poluição e emissões prejudiciais. A iniciativa procura ainda equilibrar eficiência, responsabilidade ambiental e práticas ambientais e de bem-estar, num cenário tecnológico em constante evolução. 

Reconhecendo a sua responsabilidade social e económica enquanto parceiro tecnológico das comunidades científica e de investigação, no âmbito do FCCN +Sustentável a FCCN empenha-se num compromisso com a minimização de desperdícios e da pegada de carbono, entre outras medidas. A otimização da eficiência energética e de materiais em serviços tecnológicos é outra das características distintivas deste projeto, demonstrando a ambição de uma maior sustentabilidade económica e ecológica. 

Uma análise preliminar interna e externa demonstrou que a FCCN já adotou práticas positivas, indicando uma trajetória ascendente rumo a um futuro mais sustentável.  Especificamente, em relação ao programa ECO.AP 2030 – Programa de Eficiência de Recursos da Administração Pública, a FCCN revela bons resultados, cumprindo cerca de 56% das ações propostas. O compromisso estende para o futuro, com previsão de cumprimento de mais 33% dessas ações. 

Para aprofundar ainda mais a busca por práticas sustentáveis, ao abrigo do projeto FCCN +Sustentável, a FCCN conduziu um questionário interno de pré-avaliação. As respostas revelaram medidas já adotadas no ambiente de trabalho e na vida pessoal dos colaboradores, além de serem de nota as sugestões de novas práticas a serem implementadas. Em geral, este questionário confirmou que uma parcela significativa dos colaboradores está consciente da importância da sustentabilidade e já está envolvida em ações nesse âmbito. 

O Projeto FCCN +Sustentável demonstra que as TIC podem assumir-se como uma força motriz para um futuro melhor e mais sustentável, apesar de serem um dos setores de maior consumo energético e consequente impacto no meio ambiente.

Fonte: Projeto FCCN +Sustentável   • FCCN
Feed: Notícias – FCCN
Url: www.fccn.pt
Back To Top