skip to Main Content

REA – Rede de Estudos Africanos A Rede de Estudos Africanos reúne investigador…

Publicado em: REA – Rede de Estudos Africanos

A Rede de Estudos Africanos reúne investigador…

🌐 REA – Rede de Estudos Africanos

A Rede de Estudos Africanos reúne investigadoras e investigadores procedentes, baseados ou relacionados com centros ou grupos de investigação da Península Ibérica que se dedicam às sociedades africanas. A sua intenção é promover sinergias e colaborações nas áreas de pesquisa, ensino e de transferência de conhecimento.

A criação de uma rede ibérica de estudos africanos é um horizonte que foi amadurecendo após a queda quase simultânea do franquismo e do salazarismo, tão semelhantes e tão distanciados em tantos domínios. Na década de oitenta, as colaborações individuais no domínio dos estudos africanos multiplicaram-se, até que um dos seus eixos, aquele definido sobretudo por Isabel Castro Henriques, acompanhada por Eduardo Costa Dias e por Ferran Iniesta, deu origem ao Congresso Ibérico de Estudos Africanos, cuja primeira edição data de 1991.

O congresso estimulou a cooperação e o intercâmbio, criando um novo fórum científico. Com a sua consolidação, houve diversas tentativas de formalizar, em certa medida, o fórum numa rede. Estas acabaram por culminar na incumbência de instituir uma futura rede, que o congresso de Granada, em 2018, entregou aos organizadores do encontro seguinte (Centro de História) , e que se traduziu no compromisso de Lisboa, em 2022, depois do parêntesis provocado pela COVID-19.

A resolução da assembleia durante o último encontro estabeleceu o Congresso de Barcelona (CIEA12, Janeiro de 2025) como actividade inaugural da nova rede, bem como sancionou a constituição de uma comissão instaladora, articulada com a organização do CIEA12.

+Info https://redestudiosafricanos.org/pt-pt/a-rede/

Back To Top