skip to Main Content

Real Academia das Ciências da Suécia reconhece investigação do IHC

Publicado em: Real Academia das Ciências da Suécia reconhece investigação do IHC

No próximo dia 25 de Maio, a Real Academia das Ciências da Suécia vai dedicar um dia ao contexto histórico e científico do trabalho de Armando de Lacerda nos anos 1930, uma investigação que foi iniciada por Quintino Lopes no IHC.

Quintino Lopes “deparou-se” com o Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra e o seu criador, Armando de Lacerda, pela primeira vez, quando estava a desenvolver o seu mestrado, tocando também no tema durante a investigação de doutoramento sobre a Junta da Educação Nacional, que financiou a ciência em Portugal durante o Estado Novo. Mas, foi após o doutoramento que se dedicou a fundo a estudar o pioneirismo de Armando de Lacerda, professor, cientistas, inventor e experimentalista, que instala em Coimbra um laboratório “de estudo científico da língua portuguesa”, que se torna uma referência mundial, com uma vasta rede internacional de colaborações.

Parte desse trabalho já se encontra publicado na obra “Uma Periferia Global: Armando de Lacerda e o Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra (1936-1979)” (Caleidoscópio, 2021), que mostra como, nas salas daquele laboratório, investigaram e se especializaram nos inovadores instrumentos e métodos de investigação, criados pelo seu diretor, cientistas das universidades de Harvard, Paris, Cambridge, Bona, Texas, Toulouse, Milão, Salvador da Bahia, Madrid, Acra, Uppsala, Oslo, Rio de Janeiro, Barcelona e Edimburgo.

A edição em inglês deste livro vai agora ser lançada em Estocolmo, publicada pelo Centre for History of Science da Real Academia das Ciências da Suécia: “The Global Periphery: Armando de Lacerda and the Coimbra Experimental Phonetics Laboratory (1936-1979)”. O lançamento da obra será o culminar do dia do simpósio “Armando de Lacerda: A pioneer of Experimental Phonetics”, organizado pela já mencionada Real Academia das Ciências da Suécia, com o apoio da Sven och Dagmar Saléns Stiftelse, da Real Academia Sueca de Letras, História e Antiguidades e do Instituto Camões. Quintino Lopes é um dos oradores convidados, num conjunto de investigadores provenientes de diversos países europeus.

 

 

Imagem: Quintino Lopes (esquerda) e Armando de Lacerda (direita).

 

Saber mais: Notícia da RTP sobre a investigação de Quintino Lopes

 

Back To Top