skip to Main Content

Seminário “Ciclo de História das Nobrezas de Antigo Regime: modelos de reproduçã…

Seminário “Ciclo De História Das Nobrezas De Antigo Regime: Modelos De Reproduçã…

Publicado em: Seminário “Ciclo de História das Nobrezas de Antigo Regime: modelos de reproduçã…

Seminário “Ciclo de História das Nobrezas de Antigo Regime: modelos de reprodução social e institucional – o modelo vincular”

No próximo dia 22 de março, na Sala Multiusos 2, edifício ID, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, entre as 9:30 e as 17 horas, o CEPESE e o Instituto de Estudos Medievais organizarão o Seminário “Ciclo de História das Nobrezas de Antigo Regime: modelos de reprodução social e institucional – o modelo vincular”.

Este seminário insere-se no ciclo de “História das Nobrezas de Antigo Regime: modelos de reprodução social e institucional”, que aborda os modelos de reprodução social e institucional das nobrezas durante o Antigo Regime, refletindo sobre as estratégias e percursos sociais que caracterizaram a formação e consolidação dos grupos nobres enquanto instituições familiares. Neste seminário será apresentado um modelo específico de reprodução social e institucional dos grupos familiares, o designado modelo vincular. Através dos vínculos (como morgadios ou capelas), as nobrezas asseguraram a transmissão de um património que devia ser perpetuamente gerido pela família, aplicando-se os seus rendimentos na saúde das almas dos instituidores e na sobrevivência do projeto familiar. Serão ainda apresentados estudos de caso relativos a Portugal continental, aos Açores e a Espanha, procurando traçar as semelhanças e diferenças que caracterizaram o modelo vincular na Península Ibérica durante o Antigo Regime.

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top