skip to Main Content

Sessões Online Arquivo LdoD em parceria com a Cátedra Agostinho da Silva e o Desassossego Digital Brasília

Sessões Online Arquivo LdoD Em Parceria Com A Cátedra Agostinho Da Silva E O Desassossego Digital Brasília

Publicado em: Sessões Online Arquivo LdoD em parceria com a Cátedra Agostinho da Silva e o Desassossego Digital Brasília

As sessões criativas online são encontros ministrados pelo projeto Fragmentos em Prática para a leitura e a apropriação dinâmica dos fragmentos do Livro do Desassossego, assim como a criação colaborativa de edições virtuais temáticas e a escrita de novos textos poéticos, por meio da utilização do Arquivo LdoD. Os encontros são abertos a público diverso: leitores assíduos, fãs de Fernando Pessoa, a comunidade acadêmica (com a participação de estudantes e professores), artistas, produtores, escritores e curiosos. Neste outubro as nossas sessões encontram a Cátedra Agostinho da Silva e o projeto Desassossego Digital Brasília. Participe!

PARA PARTICIPAÇÃO NAS TRÊS OFICINAS FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ANTECIPADA POR EMAIL: fragmentos.em.pratica@gmail.com

As sessões criativas fazem parte dos projetos Fragmentos em Prática e Operation Room, afiliados ao Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra (CLP-UC) e ao programa doutoral Materialidades da Literatura (MatLit), programa com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A Cátedra Agostinho da Silva e o projeto Desassossego Digital (Instagram #desassossegobrasilia) estão ligados à Faculdade de Letras da Universidade de Brasília.

Introdução online ao Arquivo LdoD
14 de Outubro, Quarta-feira – 16:00hs Hora Brasília/ 20:00hs Hora Lisboa (120 minutos)

A primeira sessão apresenta as principais funcionalidades do Arquivo LdoD por meio dos dez vídeo-tutoriais explicativos do projeto Fragmentos em Prática. Essa introdução vídeo-guiada tem 120 minutos de duração e é acompanhada do grupo de moderação online para tirar dúvidas, experimentar conjuntamente as ferramentas, descobrir novos textos. Para participar da nossa sala de trabalhos acesse:
https://meet.google.com/ujq-bdmu-tvm.

Sarau online no Arquivo LdoD
21 de outubro, Quarta-feira – 16:00hs Hora Brasília/ 20:00hs Hora Lisboa (120 minutos)

A segunda sessão terá como tema, no esteio do nosso atual estado de introspecção e de recolhimento perante a pandemia global, o lugar de movimento, encontro e produção poética promovida pelo “logar” do Desassossego. Vamos criar conjuntamente uma edição virtual que será remodelada colaborativamente pelos participantes, por meio das ferramentas de pesquisa, leitura, seleção e anotação dos fragmentos no Arquivo LdoD.

Para participar da nossa sala de trabalhos acesse: <meet.google.com/qkx-ezsv-bmc>

Oficina Online LdoD Remix 28 de outubro, Quarta-feira – 16:00hs Hora Brasília/ 20:00hs Hora Lisboa (120 minutos)

A terceira sessão é uma parceria entre os projetos Fragmentos em Prática e Operation Room e tem como tema a criação de gifs-poemas do Desassossego por meio da leitura, anotação e remistura dos fragmentos do Arquivo LdoD. Além da funcionalidade da edição virtual, serão utilizados aplicativos de tratamento de imagem, ilustração e composição videográfica de uso aberto, assim como editores textuais ou outra qualquer ferramenta de manipulação digital à escolha dos participantes.

Para participar da nossa sala de trabalhos acesse: <meet.google.com/sfx-ndnn-dud>

Operation Room é um projeto para desenvolver um grupo/comunidade online com o objetivo comum de criar poesia digital baseada nos processos de apropriação e remix (remistura). Os membros desta comunidade partilham, usam e re-utilizam o conteúdo partilhado por todos (texto, audio, imagem, video, código) para criar poesia digital. Para participar, registe-se na aplicação Trello e aceite o convite através deste link: https://trello.com/b/urllx8xi/operation-room-digital-poetry

Essas sessões têm o apoio institucional de: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC); Centro de Literatura Portuguesa (CLP); Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Arquivo LdoD: Arquivo Digital do Livro do Desassossego; Universidade de Brasília (UNB); Catédra Agostinho da Silva; Desassossego Brasília.

Monitoria:

Cecília Magalhães: é doutoranda no programa Materialidades da Literatura na Universidade de Coimbra (MatLit/FLUC-UC), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP/COS) e designer (Belas Artes/SP). Tem experiência acadêmica e profissional voltadas para o ensino, para a  investigação e para o desenvolvimento de projetos elaborados por meio do manejo criativo de diferentes linguagens em contexto intermedia. Atualmente desenvolve o projeto Fragmentos em Prática, com enfoque nas práticas de leitura e de produção criativa no Arquivo LdoD, plataforma dinâmica organizada em torno da escrita e da edição do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.

Liliana Vasques: é doutoranda do Programa de Doutoramento Materialidades da Literatura  (MatLit/FLUC-UC) e Mestre em Educação Artística (FBA-UL). Desenvolve a sua investigação em torno dos processos de apropriação textual e remistura na criação de poesia digital. Faz poesia experimental em vários suportes mediais. 

Augusto Rodrigues da Silva Junior: é professor associado de Literatura Brasileira na Universidade de Brasília (UnB). Coordenador da Cátedra Agostinho da Silva (Letras/UnB). Atualmente realiza Pós-doutorado em Literatura na Universidade de São Paulo (2020/2021) com projeto ligado à Teoria da Geopoesia. Realizou Pós-Doutorado em Literatura Luso-Brasileira pela Universidade do Minho (Portugal, 2014-2015). Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), cursou graduação e mestrado em Literatura na Universidade Federal de Goiás. É Diretor de Literatura Afro-Brasileira do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Dentre seus livros publicados destacam-se: Poemas da rua do fogo Brasília (2019); Centésima Página (Lisboa, 2015); Onde as ruas não têm nome (Brasília, 2010); Niemar (2008).

This Post Has 0 Comments

Comentar

Back To Top