Skip to content

Sílvio | HH Magazine

Publicado em: Sílvio | HH Magazine

Preciso falar de Sílvio, mesmo que eu o exponha. Necessito. Tenho vontade, desejo.

Sou movido a falar de Sílvio. Não é piedade, não é compaixão. É um não sei quê misturado com humor e tragédia. Talvez, sensibilidade, aderência, identidade.

Sílvio é um copeiro de uma das padarias que frequento. Das padarias de meu entorno a mais próxima de casa.

Sílvio tem 21 anos. Foi recém-contratado. Ele é um menino de dentes grandes, brancos, inteiros. Sílvio tem espinhas no rosto, voz grossa, mas é inseguro. Sílvio titubeia nos afazeres de sua função. Já o peguei mais do que uma vez assim.

Para além disso, ele se distrai ao celular, ele me parece avoado, lunático. Eis a parte da identificação, talvez.

No mundo da lua quase sempre estive na vida, distraído, delirante mesmo, quase sempre fui medroso, titubeante, inseguro, já fui. Quem não? Quem nunca? Com 21 anos? Um menino!

Meninos, hoje, eu vi! Vi, enquanto comia um pão de queijo e tomava um café, pedirem que Sílvio tirasse um café expresso para um cliente à extrema-esquerda do balcão da copa da padaria. Vi Sílvio voar num ã boquiaberto meio bestial, meio abobado.

Não sou de me meter no trabalho alheio, nem quis expor Sílvio, como faço agora. Quis, não me custava nada, evitar que Sílvio sofresse bullying do chapeiro, meu chapa, nem do pizzaiolo. Então, disse:

– Sílvio, pediram para que você tirasse um expresso para aquele cliente sentado ali.

Sílvio é café com leite entre profissionais descolados e antigos no serviço. Não sei se é boa ou má pessoa. Mas, precisa urgentemente sobreviver naquela selva. Ali ninguém o perdoa.

Não se trata de eu perdoar Sílvio. Não sou Sílvio. Mas, esse processo da gente se enxergar no outro se chama empatia.

Em dias de verão, de alto verão, o inferno e o calor que vem já desumano são grandes demais para antipatias. Simpatias são brisas, ventos que nos sopram para além das padarias.

 

 

 


Crédito na imagem: Reprodução. Foto: Foto: Chronosfer. Porto Alegre.

 

 

 

SOBRE O AUTOR

Eduardo Sinkevisque

Eduardo Sinkevisque é doutor em Letras: Literatura Brasileira (FFLCH/USP). É sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Retórica. Publicou o e-book Mar dos Dias (Árvore Digital, 2018). Publicou o livro Tratado Político (1715) de Sebastião da Rocha Pita – Estudo Introdutório, transcrição, índices, notas e estabelecimento do texto por Eduardo Sinkevisque (EDUSP, 2014). Foi pesquisador Residente na Fundação Biblioteca Nacional, cuja pesquisa foi em diários. Eduardo publica textos em seu blog, o blogmenos (www.blogmenos.tumblr.com) e colabora em várias revistas acadêmicas e literárias. Trabalha em consultoria de texto e de pesquisa na área de Humanas. Para contactá-lo: instagram @dudasinke e email esinkevisque@hotmail.com.

Fonte: Sílvio | HH Magazine
Feed: HH Magazine
Url: hhmagazine.com.br
Back To Top