skip to Main Content

SIP TRUNK – O canal telefónico sobre IP • Blog FCCN

Publicado em: SIP TRUNK – O canal telefónico sobre IP • Blog FCCN

Já é conhecida a importância que o Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) tem no VoIP. Na rede RCTS VoIP, a designação SIP Trunk é muitas vezes utilizada quando nos referimos à interconexão dos nossos equipamentos VoIP com os operadores. Mas, afinal, o que é o SIP Trunk?

Após a padronização do SIP como protocolo de comunicação em redes VoIP, surgiu a necessidade de criar interoperabilidade entre as empresas e os operadores. Assim, nasceu um canal (trunk) de comunicação que permite a transferência dados, sobre o protocolo SIP, entre sistemas/redes diferentes.

Como método de comparação, o SIP Trunk, numa rede IP, pode ser considerado equivalente a uma linha dedicada numa rede de comutação de circuitos, onde o principal objetivo é interligar duas redes distintas para estabelecer uma linha de comunicação direta. O SIP Trunk utiliza como método padrão o protocolo SIP para gerir e/ou estabelecer sessões de comunicação, porém pode ser configurado para trabalhar com outros protocolos como o H.323 ou, por exemplo, o T.38 para fax sobre IP.

Existem vantagens para que seja criado um canal específico para este tipo de comunicações e a principal é a Qualidade de Serviço (QoS). Sendo a voz um tipo de serviço de rede prioritário, os SIP Trunks garantem uma otimização do tráfego, tornando-o mais rápido e seguro. A flexibilidade e a redução de custos são também vantagens da utilização de trunks, tendo em conta a fácil escalabilidade e a falta de necessidade de existirem linhas telefónicas individuais.

Em suma, a utilização de SIP Trunks na rede RCTS VoIP está intrinsecamente ligada à evolução da tecnologia VoIP e é um dos principais objetos jurídicos nos concursos públicos realizados de três em três anos com as operadoras de comunicações.

Fonte: SIP TRUNK – O canal telefónico sobre IP • Blog FCCN
Feed: Blog – FCCN
Url: www.fccn.pt
Back To Top