Skip to content

#TASTE — Episódio 50. Na Rota do Chá da Ribeira Grande. A Fábrica de Chá Gorreana. #Azores

Publicado em: #TASTE — Episódio 50. Na Rota do Chá da Ribeira Grande. A Fábrica de Chá Gorreana. #Azores

Na Rota do Chá da Ribeira Grande. A Fábrica de Chá Gorreana.

No âmbito das recolhas de trabalho de campo do projeto TASTE, na ilha de S. Miguel, estivemos na Fábrica de Chá Gorreana que é a mais antiga plantação de chá da Europa, para conhecer um pouco da sua história e das atuais perspetivas de implementação comercial nos vários mercados do sector.

Este é o segundo vídeo documentário realizado sobre o Chá Gorreana. Nesta recolha, a nossa informante, Madalena Mota conta-nos a história deste negócio familiar que desde 1883, produz chá na costa norte da ilha de S. Miguel. A atual fábrica, fundada em 1889, e a plantação são visitadas anualmente por milhares de pessoas, a Gorreana enquanto plantação, fábrica e museu, é o local idílico para degustar uma chávena de chá ao mesmo tempo que se pode apreciar as máquinas Marshall originais datadas de 1840 ainda em funcionamento na fábrica.

Vídeo produzido no âmbito do trabalho de campo realizado pelo projeto TASTE – Taste Azores Sustainable Tourism Experiences efetuado no concelho da Ribeira Grande, com a colaboração da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

TASTE é um projeto desenvolvido pelo CEEAplA (Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico e pelo CHAM – Centro de Humanidades da Universidade dos Açores, com a colaboração da Direção Regional da Cultura do Governo Regional dos Açores. Projeto financiado pelo PO Açores 2020 ACORES-01-0145-FEDER-000106.

Link do vídeo: https://youtu.be/o250Fi3yyqc

#TASTE #azores #azoresislands #azoreswhatelse #Açores

#TASTE — Episódio 50. Na Rota do Chá da Ribeira Grande. A Fábrica de Chá Gorreana. #Azores

Back To Top