skip to Main Content

Teresa Lopes Moreira – In Memoriam

Publicado em: Teresa Lopes Moreira – In Memoriam

O Instituto de História Contemporânea comunica e lamenta profundamente o falecimento de Teresa Lopes Moreira, nascida a 23 de Setembro de 1964, em Santarém.

Licenciada em História, tornou-se Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizando uma dissertação intitulada “A Etiópia na Obra de Miguel Castanhoso” (2001). Doutorou-se em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese intitulada «‘Todos Têm Direito à Cultura’. A Dinâmica Cultural da Cidade de Santarém (1930-1959)», que defendeu em 2014, sob a orientação de José Neves, desde então integrando o Instituto de História Contemporânea.

O seu trabalho académico confundiu-se com a sua história de vida, nomeadamente da cidade onde nasceu, viveu e trabalhou. Na sua investigação, em que procedeu a um levantamento de vários aspectos da vida social da cidade, procurou pensar, através da História Cultural, o lugar de uma cidade portuguesa de média dimensão, um esforço pouco frequente no panorama de estudos sobre o século XX português.

Era uma pessoa de sorriso e palavras sempre generosas.

A Direcção do IHC

 

Crédito da imagem: Correio do Ribatejo

 

Fonte: Teresa Lopes Moreira – In Memoriam
Feed: ihc
Url: ihc.fcsh.unl.pt
Back To Top